Vamos Ler e Brasilcap levam ‘sustentabilidade’ a Carambeí
Videoaula da parceria, que aborda importância de medidas sustentáveis, contou com ampla aplicação, foco na questões relacionadas ao lixo e ação interdisciplinar no quinto ano B da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth
Publicado: 07/06/2024, 12:38
O quinto ano B da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth, em Carambeí, da professora Elvira Araújo, desenvolveu um trabalho sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Brasilcap, sobre a importância da sustentabilidade. A docente destaca que, dentre os tópicos, a turma trouxe questões voltadas ao lixo.
“É necessário que os alunos conheçam e valorizem as leis da natureza e, acima de tudo, aprendam a cuidar do seu ambiente, com atitudes de cuidados e preservação. Iniciaram as atividades com uma roda de conversa, identificando indicadores que evidenciam os maiores problemas relacionados às questões ambientais, causadas pelo lixo. O grande problema do lixo é a quantidade que é produzido, bem como a inadequação do seu destino, o que acarreta danos à saúde e ao meio ambiente, sendo necessário buscar alternativas que amenizem essa situação”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Elvira elenca que foi ressaltada a importância de fazer parte de um ambiente saudável e o preservar para a existência e permanência da vida no planeta, assim como respeito às futuras gerações. Houve reflexão do assunto, não apenas na questão do lixo no ambiente, mas também relacionado ao desperdício de diversos recursos naturais, como água, papel, vidro e outros materiais recicláveis que hoje possuem alternativas de utilização a partir da transformações deles.
“O conteúdo foi abordado de forma interdisciplinar. Atividades desenvolvidas: leitura e interpretação dos textos ‘O lixo urbano’, ‘Desperdício de alimentos’, ‘Reduzindo o desperdício’; vídeo ‘Meio Ambiente – Cuide do seu lixo!’; desenhos e frases educativas; coleta e reciclagem; saída para juntar lixo no pátio da escola; situação-problema (ecoeficiência em números); confecção de objetos a partir de materiais recicláveis; exposição dos trabalhos concluídos”, finaliza a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth clicando aqui.