Turma de PG realiza importante trabalho de conscientização
Com a realização de uma série de estudos e atividades sobre o combate ao abuso infantil, o quarto ano da Escola Braulina Carneiro pode compreender a necessidade de se trabalhar o tema e de transmitir os cuidados ao maior número de pessoas
Publicado: 29/05/2024, 06:00
Os alunos do quarto ano da Escola Municipal Professora Braulina Carneiro de Quadros, orientados pela professora Kátia Belo Medeiros, realizaram atividades de conscientização em alusão ao Maio Amarelo, mês de combate à violência e ao abuso infantil. Segundo a docente, o tema ainda é pouco falado e trabalhado nas escolas. “Trata-se de um grave problema social que nosso país enfrenta, com relatos cada vez mais frequentes de crianças sofrendo violência e abuso psicológico, sexual e físico, muitas vezes praticados por aqueles que deveriam protegê-las”, comentou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
O trabalho teve como objetivo alertar e conscientizar as crianças sobre o respeito e cuidado com seus próprios corpos, além de encorajá-las a dizer não caso passem por uma situação de abuso infantil e, principalmente, a contar para um adulto em quem confiem. “Durante as atividades, foram abordadas as partes íntimas do corpo que não devem ser tocadas por ninguém, ensinando que carinho não pode ser um segredo e nem produzir sentimentos de medo e ansiedade”, relatou Kátia.
Por fim, a turma apresentou uma música para toda a escola, leu frases sobre a temática e expôs cartazes produzidos por eles. “O trabalho foi de grande importância para todas as crianças da escola, independentemente da idade, pois a linguagem utilizada conseguiu atingir a todos”, complementou a professora.