Combate ao trabalho infantil é pauta em turma de PG
Buscando transmitir informações acerca do tema, o quarto ano da Escola Ecléa dos Passos Horn pode compreender as mais diversas legislações e estatutos que garantem direitos a crianças e adolescentes
Publicado: 27/05/2024, 08:40
Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn, sob a orientação da professora Dilmarize Fujitani Chagas de Paula, participaram de atividades focadas na importância do combate ao trabalho infantil. Segundo a docente, as aulas de história foram utilizadas para enfatizar que o lugar de uma criança é na escola, e não em ruas, lixões, lavouras ou em casa trabalhando. “Os estudantes aprenderam que a idade mínima para qualquer pessoa trabalhar é de 16 anos”, explicou.
A educadora também ressaltou que, durante as aulas, os alunos compreenderam que o trabalho infantil prejudica o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes e que toda criança tem direito à educação. Para reforçar esses conceitos, foram realizadas atividades como rodas de conversa, produção de textos, e a criação de cartazes explicativos sobre o tema.
GALERIA DE FOTOS
“Os assuntos abordados incluíram as razões pelas quais as crianças não devem trabalhar, como e onde ocorre o trabalho infantil, as piores formas de trabalho infantil, suas causas e consequências, e as possibilidades para combater essa prática”, comentou Dilmarize.
Os educandos estudaram também sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a legislação que garante que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a toda criança e adolescente o direito à educação, à profissionalização, à dignidade, ao respeito, sem exploração e violência.
“O tema do combate ao trabalho infantil foi trabalhado em conjunto com a conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, celebrado em 18 de maio, promovendo também a conscientização das famílias sobre a importância de proteger nossas crianças”, complementou a professora.