Turmas de Jaguariaíva exploram características de biomas do Brasil
Entendimento sobre a divisão das seis regiões diversificadas do país, por meio de videoaulas do Vamos Ler, permeou ações nos quintos anos A e B da Escola Antônio Fanchin
Publicado: 27/05/2024, 14:40
As turmas de quintos anos A e B da Escola Municipal Antônio Fanchin, em Jaguariaíva, da professora Ester Barbosa de Lima, utilizaram das videoaulas do Vamos Ler – Geração Digital sobre os biomas. A docente explica que iniciou registrando o tema da aula no quadro e orientou os alunos que iriam analisar diferentes paisagens das faunas e floras brasileiras.
“Imprimi e distribuí para a turma a imagem do mapa com os biomas e alguns animais desses espaços. Logo depois, perguntei o que observavam na imagem. Após a socialização, houve perguntas sobre as imagens do mapa: ‘vocês já ouviram falar em biomas?’. Após abordagem, assistimos à videoaula produzida pelo Vamos Ler – Geração Digital, com o tema 'biomas brasileiros', proporcionando conhecimento e informações aos alunos, através de documentários e imagens”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Ester cita que, na sequência, os alunos realizaram atividades interativas sobre o tema, com uso de imagens de um mapa impresso com os nomes dos biomas e legendas de cores e textos informativos sobre fauna e flora de cada local brasileiro. A professora organizou a turma em seis grupos, cada um representando um bioma, lendo o texto para a turma, que falava das características do assunto que as equipes estavam representando. Ao final, a docente orientou que cada espécie pode aparecer em mais de uma região brasileira, mas que são mais comuns em determinada área geográfica.
“E, para concluir o trabalho com este tema os alunos receberam imagens da fauna e da flora, onde deveriam direcioná-los ao seu respectivo bioma, recortando e colando. A professora conclui: a videoaula favoreceu o conhecimento para que nossos educandos desenvolvam consciência de preservação do meio ambiente, tornando o ensino prazeroso e significativo”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Antônio Fanchin clicando aqui.