Cuidados ambientais são tema de proposta em turma de PG
Realizando um projeto que tem como intuito a melhora das condições do planeta Terra, o quinto ano da Escola Guitil Federmann pode se aprofundar em importantes questões
Publicado: 27/05/2024, 07:20
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Professora Guitil Federmann, sob a orientação da professora Viviane Burgardt, participaram de uma atividade especial como parte do projeto Cooperjovem. “Esse projeto é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa Frísia, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos estudantes através da educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental”, explicou a docente.
A educadora também relatou que a atividade, desenvolvida com outras turmas da instituição, com a colaboração das professoras Gabriela Hilgemberg e Ana Cristina Pereira, começou com um chamado urgente para a equipe de atendimento do Doutor Salva, que simulou um resgate para chamar a atenção dos alunos sobre a importância da saúde do planeta Terra. “As crianças foram informadas de que havia uma emergência na escola e aguardaram ansiosamente a chegada da equipe de resgate do lado de fora. Com a sirene ligada, a equipe chegou rapidamente, trazendo um globo terrestre com a aparência de doente em uma maca”, contou Viviane.
GALERIA DE FOTOS
Dessa forma, os alunos assistiram enquanto a equipe do Doutor Salva prestava os primeiros atendimentos ao “paciente” doente. Na sequência, a professora Ana Cristina leu uma carta escrita pelo “planeta” e direcionada aos estudantes, pedindo a colaboração deles para melhorar sua saúde. “A mensagem reforçou a importância de cuidar do meio ambiente para prevenir doenças e desastres naturais, enfatizando a necessidade de uma ação coletiva para a harmonia do planeta”, enfatizou a educadora.
Os alunos foram então convidados a se envolver no projeto Cooperjovem, aceitando prontamente a responsabilidade de ajudar na recuperação do planeta. “A equipe convidada também proporcionou uma breve visita dos alunos na ambulância, tornando a experiência ainda mais memorável e educativa”, relatou Viviane.
Para finalizar o evento, o “planeta doente” foi levado simbolicamente para o hospital, onde deverá permanecer até que as ações dos alunos sejam finalizadas. “Esse momento marcou o início do compromisso de toda a escola em melhorar a saúde do planeta, com os alunos dos terceiros e quintos anos liderando iniciativas para promover a sustentabilidade e a proteção ambiental”, complementou a professora.