Vamos Ler e Unimed PG auxiliam atividades em classe de Ponta Grossa
Realizando dinâmicas práticas, baseadas na videoaula do Vamos Ler, o quinto ano da Escola Ruth Holzmann pode compreender a importância da prevenção contra a dengue
Publicado: 07/05/2024, 07:20
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Professora Ruth Holzmann Ribas, sob a orientação da professora Lucirene de Oliveira Gonçalves, dedicaram-se a uma atividade educativa para conhecerem melhor o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e entenderem a importância dos cuidados preventivos.
Segundo a docente, o trabalho começou com a exibição da videoaula do projeto Vamos Ler - Geração Digital, em parceria com a Unimed Ponta Grossa, que abordou informações sobre o mosquito e a prevenção da dengue. Em seguida, houve uma roda de conversa para discutir os temas abordados no conteúdo, seguida pela elaboração de um texto no quadro com curiosidades sobre o vírus da dengue, os sintomas e as características do mosquito.
Para tornar a aprendizagem mais prática e lúdica, a professora propôs uma atividade: a montagem de um mosquito Aedes aegypti utilizando materiais recicláveis, como garrafas de água e papel preto, além de tinta branca para as listras. “Cada aluno teve a oportunidade de exercitar sua criatividade na confecção do mosquito, destacando uma frase de conscientização sobre a dengue nas asas”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Lucirene também contou que apesar das dificuldades encontradas na montagem, como a elaboração do cone representando o focinho do mosquito, a atividade proporcionou não apenas o aprendizado sobre o tema, mas também o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora dos alunos, além de promover a conscientização ambiental pelo uso de materiais recicláveis.
Para encerrar a aula de forma interativa, os alunos foram convidados a entrevistar uns aos outros sobre o conteúdo trabalhado, exercitando suas habilidades comunicativas e reforçando o aprendizado. “A brincadeira proporcionou uma forma descontraída de fixar os conteúdos, além de prepará-los para compartilhar as informações aprendidas com seus pais em casa”, ressaltou a professora.
A proposta também foi realizada por outras turmas do segundo ciclo da escola, demonstrando a relevância e o sucesso da iniciativa no processo de educação e conscientização sobre a dengue e o combate ao mosquito transmissor.