Atividade aborda os direitos da criança em turma de PG
Utilizando a videoaula do projeto Vamos Ler sobre o tema, o quinto ano da Escola Adelino Machado pode revisitar o conteúdo e fixar importantes aprendizados
Publicado: 03/05/2024, 06:00
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira, sob a orientação da professora Fernanda Felex Carneiro do Carmo, embarcaram em uma jornada de revisão e reflexão sobre os direitos e deveres das crianças.
Reconhecendo a importância fundamental desses princípios na formação dos alunos, a professora iniciou o processo de revisão com a videoaula do projeto Vamos Ler sobre os direitos da criança. “Os alunos, já familiarizados com esses conceitos por meio de práticas cotidianas na família e na escola, mostraram-se engajados e motivados”, contou a docente.
GALERIA DE FOTOS
Fernanda também relatou que os estudantes assistiram ao conteúdo atentamente, fazendo anotações dos pontos-chave em seus cadernos e complementando o aprendizado com mais leituras sobre o tema. Como parte da atividade, a professora propôs que os alunos entrevistassem um familiar sobre os direitos e deveres da criança, em um vídeo com menos de um minuto, capturado com o celular na horizontal. “A maioria dos estudantes conseguiu realizar a tarefa com sucesso”, relatou a educadora.
A professora ressalta que a prática não apenas reforçou os laços entre escola e família, mas também incentivou a participação ativa dos familiares na educação de seus filhos, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem dos alunos. “Na semana seguinte, durante uma roda de conversa, os alunos compartilharam suas experiências e desafios ao realizar a tarefa, expressando sua apreciação pela atividade e destacando a importância de manter esses temas presentes em suas vidas cotidianas”, complementou.
Por fim, Fernanda comentou que, a exemplo do relato de um dos alunos, o assunto precisa ser debatido diariamente e em todas as situações, evidenciando o impacto duradouro da dinâmica na consciência e na prática diária dos alunos em relação aos direitos e deveres das crianças.