Alunos de Jaguariaíva exploram ‘contraditório’ e criam jornal em sala
Análise da história dos Três Porquinhos, com visão dos protagonistas e do lobo mau, ênfase em acontecimentos importantes de abril e engajamento foram bases de trabalho no quinto ano A da Escola Júlio de Mesquita Filho
Publicado: 30/04/2024, 17:20
O quinto ano A da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, em Jaguariaíva, da professora Ana Paula Valgas, desenvolveu um trabalho de criação de um jornal. A docente explica que por meio da apostila Gênese as ações iniciaram e, logo no capítulo 1, a turma se deparou com uma história infantil muito conhecida pelas crianças: Os Três Porquinhos.
“Temos também o Diário do Lobo, em que ele conta a sua versão da história. Ficaram bem animados e até então nunca tinham parado para pensar sobre uma história, mesmo que de ficção, tivesse dois lados. Nesse capítulo podemos trabalhar sobre a escrita em diversos gêneros como diário, artigo de opinião, blog, jornal entre outros”, aponta a educadora.
Ana Paula elenca que são conteúdos que continuam trabalhando, pois abordando vários gêneros, a turma é bem e envolvida com os estudos e a escrita é algo que os alunos gostam muito devido à criatividade que possuem. Assim, complementa a professora, não fica difícil trabalhar a Língua Portuguesa e suas produções textuais.
GALERIA DE FOTOS
“Após a leitura da versão do lobo e o vídeo da história infantil, fizemos um artigo de opinião questionando o porquê do lobo resolver contar sua versão da história, qual a opinião deles sobre a versão do lobo, se as crianças acreditam na inocência dele e se o que ele contou realmente pudesse ter acontecido. Juntando todas as informações, criaram seus artigo e debatemos oralmente”, destaca a docente.
Na sequência, em uma nova aula, a educadora conta que houve a divisão em grupos de estudo sobre esse artigo e puderam analisar a manchete de um jornal e uma página no Facebook em que cada um defendia um lado Com base nisso, pegaram acontecimentos ocorridos na escola e criaram o próprio jornal com sua manchete.
“Divididos em quatro grupos, pegamos o Projeto de Educação Fiscal ocorrido em março, Prova Paraná, 1ª edição, Campeonato de Queimada e apresentação do Dia Nacional do Livro Infantil, no qual criaram poesia autoral, todos ocorridos em abril, e iniciamos a montagem da capa do jornal, sendo esses assuntos as manchetes. A aula ainda não finalizou e estamos no esboço do jornal, algo diferente e super produtivo para complementar o desenvolvimento e aprendizado das crianças”, conclui Ana Paula.
Acesse o blog escolar da Escola Júlio de Mesquita Filho clicando aqui.