Cultura indígena propicia ensino e diversão em Reserva
Imersos nos aspectos culturais e tradicionais dos povos originários brasileiros, alunos de quarto e quinto anos da Escola Rural Frei Henrique de Coimbra produziram seus próprios elementos indígenas
Publicado: 23/04/2024, 14:20
As turmas de quarto e quinto anos da Escola Rural Municipal Frei Henrique de Coimbra, em Reserva, da professora Adriane Zubel, desenvolveu um projeto que buscou resgatar e mostrar a importância da cultura e dos povos indígenas para a formação da população brasileira. A docente explica que foram expostas várias questões, com os alunos entendendo que os índios foram os primeiros habitantes do Brasil.
“Que seus usos e costumes contribuíram para a formação da sociedade brasileira, sendo que a cultura indígena está presente na dança, nas festas, na culinária, no artesanato, nos remédios caseiros, nas brincadeiras tradicionais, entre várias outras. Foi abordado o tema de forma lúdica, com atividades, imaginação e criatividade. As crianças realizaram atividades, confeccionaram cartaz, fizeram cocar e apresentaram seus instrumentos”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Adriane complementa que os alunos tiveram um espaço para apresentarem instrumentos de uso indígena, tocarem e dançarem. Todo esse movimento trouxe diversão além do aprendizado durante a aula, “levando em conta que essas atividades favorecem o desenvolvimento integral da criança perante a sociedade, proporcionando curiosidade sobre a história dos indígenas no Brasil”.
RELATO – A diretora Maria Egisleine Schreiner comenta que atividades lúdicas do gênero favorecem a aprendizagem e despertam a curiosidade e imaginação as crianças, visto que elas aprendem se divertindo e, assim, fixam melhor os conteúdos.
“Por isso nossa escola tem o hábito de sempre estar compactuando atividades lúdicas em todas as turmas, favorecendo o desenvolvimento da criança de forma ampla e divertida. Sendo assim, esse tema trouxe vários ensinamentos sobre a cultura indígena que está tão presente na nossa realidade do dia a dia”, explana a gestora.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Frei Henrique de Coimbra clicando aqui.