Campanha contra maus-tratos aos animais ocorre em Jaguariaíva
Quinto ano C da Escola Rosa Collete, por meio do Abril Laranja, pôde trabalhar questão com Jornal da Manhã, produções práticas, debates e palestra com especialista
Publicado: 15/04/2024, 16:00
O Abril Laranja, mês de Prevenção Contra a Crueldade Animal, foi destaque no quinto ano C da Escola Municipal Professora Rosa Collete, em Jaguariaíva. A professora Maira de Mello explica que os alunos iniciaram, no dia 8 de abril, uma sequência didática sobre as doenças dos animais a quais podemos ser infectados, sintomas, cuidados preventivos e tratamentos.
“Através do Jornal da Manhã levantamos dados públicos sobre vários assuntos, como animais abandonados que atacam humanos, número de acidentes causados por animais em vias públicas, sujeira causada nas cidades por causa de animais abandonados, regiões mais atingidas e a localização geográfica que tem relação com o local afastado dos centros para o crime de abandono de animais”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A docente também cita pesquisa, registros e apresentação do resultado do trabalho do grupo em um modelo de simpósio, o que desenvolveu raciocínio, pesquisa, organização de dados levantados, produção textual e de cartazes de apoio para apresentação, com resultados surpreendentes. Ainda, houve produção artística com montagem de um mural com legendas, mensagem de leitura de imagem e mensagem.
“Sendo um assunto tão agradável, eles relacionaram a triste realidade social com seus animais de estimação, que tanto recebem cuidado e atenção e os abandonados não tem o mínimo necessário para sobrevivência. Levantamos a questão filosófica sobre cuidado, respeito e responsabilidade”, complementa Maira, que ainda cita um projeto de lei que há cinco anos existe em Jaguariaíva.
A legislação, pontua a professora, refere-se aos maus-tratos e abandonos de animais. Para fechar, a docente cita que tiveram a honra de uma palestra com a veterinária Nanni Barros que alavancou o trabalho com multimídia e vídeo. “Como professora fiquei muito feliz com o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos durante a semana inteira, inclusive em Matemática, com situações relacionadas a animais, aumentando a aprendizagem de forma agradável. Assim, tornamos mais fácil e prazerosa a formação de ótimos cidadãos para o futuro”, conclui a docente.