Saboroso ensino das frações ocorre em Reserva
Alunos do quinto ano D da Escola Rural Artur Antunes Ribeiro puderam entender como utilizar tema no cotidiano e, de maneira prática, aprender (e saborear) utilizando pizzas
Publicado: 15/04/2024, 14:00
O quinto ano D da Escola Rural Municipal Artur Antunes Ribeiro, em Reserva, da professora Viviane Bacheladenski Hull, desenvolveu uma atividade com foco nas frações. Segundo a educadora, ao trabalhar com esse tema, muitas vezes fica vago para o aluno em que momentos do dia a dia ele se depara com esse tipo de conteúdo.
“Foram aplicadas as atividades de leitura e representação da fração, mas observei que não tinha compreendido ainda sobre o que relacionava. Então, resolvi fazer atividades mais concretas, apontando-se no lúdico para o próprio manuseio e compreensão”, destaca a docente.
GALERIA DE FOTOS
Assim, no primeiro momento, houve a representação de frações, com cada aluno, por meio de sorteio, pegou uma fração que deveria representar por desenho. Viviane explica um momento muito proveitoso, pois tiveram que pensar como iriam dividir o material igualmente para representar a sua atividade.
“E, para concluir, fizemos a divisão de pizzas em sala de aula, fechando assim a compreensão e representação ‘devorando’ as fatias depois que fiemos o questionamento da tarefa. Após essa atividade realizamos uma fração equivalente através de dobraduras no sulfite e usando como multiplicar o número dois”, complementa a educadora.
Por fim, a docente cita que os alunos puderam compreender que uma fração é equivalente a outra e que, quanto mais se vai fazendo a equivalência, menores se tornam seus tamanhos. “Também puderam perceber com essa atividade qual é maior (>) e menor (<). Acredito que esse conteúdo fixou na memória”, conclui Viviane.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Artur Antunes Ribeiro clicando aqui.