Projeto interdisciplinar em Reserva aborda combate à dengue
Quarto e quinto anos da Escola Rural Frei Henrique de Coimbra estudaram sobre o tema, produziram materiais e puderam levar conscientização para suas casas
Publicado: 11/04/2024, 15:20
As turmas de quarto e quinto anos da Escola Rural Municipal Frei Henrique de Coimbra, em Reserva, da professora Adriane Zubek, desenvolveram uma série de ações de combate à dengue. A docente explica que o projeto realizado ocorreu de forma interdisciplinar, abordando os principais sintomas da doença e prevenções, mostrando de forma clara que a situação pode ser revertida se cada um fizer sua parte e colaborar para uma região mais limpa, sem água parada.
“Acredita-se que as informações repassadas sobre o assunto favoreceram a diminuição da proliferação dos casos em nossa região. Na escola, as crianças resolveram atividades referentes ao assunto, fizeram cartazes, leram textos, reproduziram o mosquito em E.V.A e papel-cartão, mostraram para as outras turmas a imagem do mosquito transmissor da doença. As crianças tomaram consciência da importância de manter os locais limpos e sem água para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Adriana complementa que os estudantes participaram e demonstram interesse em repassar as informações para seus pais, vizinhos e amigos, levando a consciência e importância de sua participação para formar uma sociedade mais limpa e livre de doenças. “Conclui-se que a comunidade escolar trouxe vários esclarecimentos sobre o assunto. Agora esperamos que, com a ajuda das crianças, a população seja conscientizada da importância do trabalho em equipe para gerar resultados satisfatórios sobre o assunto em estudo”, conclui a professora.
ADESÃO – A diretora Maria Egislene Schreiner comenta que, como gestora, sentiu a necessidade de o aplicar de forma interdisciplinar, abordando todos os alunos para terem consciência da importância do trabalho em equipe. Assim, durante as ações, percebeu que a população em geral sofre com a falta de informações sobre a doença e que os alunos foram conscientizados sobre assunto – da forma de transmissão da doença às prevenções necessárias para evitar o aumento de casos na região.
“Foi exposto para as crianças de forma clara, onde despertou o interesse no assunto. As crianças entenderam que se cada um fiz sua parte, teremos uma comunidade mais limpa, livro do mosquito transmissor da dengue. As atividades resolvidas pelos alunos mostraram a importância de que, se todos fizerem sua parte, teremos uma sociedade justa para todos, livre de doenças”, conclui Maria Egisleine.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Frei Henrique de Coimbra clicando aqui.