Prevenção à dengue é tema de atividades em turma de Rio Azul
Utilizando diversos materiais educativos e recebendo orientação de profissionais da saúde, os quartos e quintos anos da Escola Getúlio Vargas se empenharam no enfrentamento à doença
Publicado: 10/04/2024, 06:00
Os alunos dos quartos e quintos anos da Escola Municipal do Campo Doutor Getúlio Vargas, sob a orientação da professora Nancy Maristela Tyski, participaram de uma aula exclusiva dedicada à prevenção e combate à dengue.
Durante a proposta, os alunos assistiram a videoaula do projeto Vamos Ler sobre o tema, que forneceu informações importantes sobre como prevenir e combater o mosquito transmissor da dengue. “Houve muita interação, permitindo que os alunos expressassem suas dúvidas e demonstrassem interesse em levar essas informações para casa, destacando a importância do papel de cada um na luta contra o mosquito”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência da atividade, os alunos puderam identificar a diferença entre o mosquito transmissor da dengue e o mosquito comum e aprender sobre os métodos de prevenção e os cuidados a serem tomados no dia a dia. “Com o auxílio de profissionais da saúde, foi apresentado o ciclo de vida do mosquito em um recipiente descartável, desde as larvas até a fase adulta, ressaltando a necessidade de evitar a reprodução devido ao rápido ciclo de vida do mosquito”, relatou Nancy.
Um passeio pelo pátio da escola permitiu aos alunos identificar possíveis locais de reprodução do mosquito, como folhas e cascas de árvores que poderiam conter água parada. As turmas também recolheram o lixo que poderia servir como criadouro. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa em sala de aula para debater sobre a prevenção, os cuidados e a importância da vacinação contra a dengue, bem como os sintomas da doença e os riscos à saúde.
Para consolidar o aprendizado, cada aluno elaborou um texto expondo as informações obtidas, que foram corrigidos e expostos no mural da escola, juntamente com cartazes feitos por outras turmas. “Essa atividade demonstrou o engajamento e o interesse dos alunos em compartilhar as informações adquiridas na escola e a importância dos cuidados com a água parada na prevenção da dengue”, complementou a docente.