Jogo virtual auxilia estudos de classe em Rio Azul
Mesclando pesquisas e atividades práticas com o jogo Minecraft, as turmas de quarto e quinto ano da Escola José Bonifácio puderam compreender de forma interativa o conteúdo da aula
Publicado: 09/04/2024, 08:40
Os alunos de quarto e quinto ano da Escola Municipal do Campo José Bonifácio, sob a orientação do professor Claudinei Zaboroski, mergulharam em uma experiência educacional diferenciada: representar espaços sagrados por meio do jogo Minecraft.
Segundo o educador, impulsionado pelo interesse dos alunos no jogo e com o intuito de tornar as aulas de Ensino Religioso mais dinâmicas e interativas, surgiu a ideia de utilizar o Minecraft como ferramenta de aprendizado.
GALERIA DE FOTOS
“Inicialmente, os alunos foram organizados em duplas e sortearam qual religião e espaço sagrado cada uma seria responsável por representar. Em seguida, as duplas realizaram pesquisas sobre as características dessas religiões, seus espaços sagrados e suas respectivas funções”, explicou Claudinei.
Com as informações coletadas, os alunos partiram para a criação de suas representações no jogo. “Cada dupla de estudantes trabalhou para reproduzir fielmente um espaço sagrado, com detalhes que refletissem sua natureza e importância religiosa. Desde uma Igreja Católica até uma Sinagoga Judaica, cada espaço foi meticulosamente recriado no ambiente virtual”, contou o professor.
Para encerrar a atividade, os alunos gravaram vídeos apresentando suas construções e explicando algumas características e funções dos espaços sagrados que representaram.