Concurso leva noções de educação fiscal a Jaguariaíva
Projeto das Secretarias Municipais de Finanças e Educação elege melhores desenhos que ilustrarão carnê do IPTU 2024; aluno do quinto ano D da Escola Júlio de Mesquita Filho é premiado
Publicado: 08/04/2024, 16:40
O quinto ano D da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, em Jaguariaíva, da professora Débora Diniz Corrêa, desenvolveu o Projeto Educação Fiscal nas Escolas, executado pela Prefeitura Municipal. Segundo a docente, três desenhos feitos por alunos do quinto ano das nove escolas municipais ilustrarão as capas dos carnês do IPTU 2024.
“O desenhos retratam a reversão dos tributos em políticas públicas, em áreas como educação, assistência social e saúde. Eles foram selecionados por meio de um concurso. O projeto vista levar educação fiscal para as escolas, para promover a conscientização das crianças sobre o tema. Ele é resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Finanças e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Débora também explica que o objetivo é levar ao conhecimento das crianças a importância da função socioeconômica do tributo, esclarecer onde os valores arrecadados são aplicados e a necessidade de participação de cada cidadão junto ao poder público. Dessa forma, a professora destaca que buscam contribuir para formar um cidadão mais consciente e que possa exercer a cidadania em sua plenitude.
“No dia 4 de abril foi realizada a premiação e os desenhos selecionados de cada turma, comissão organizada pela SEFIP, Secretaria de Finanças e Planejamento, foi quem definiu os três desenhos finalistas que ilustrarão a capa do carnê do IPTU 2024”, complementa a docente.
Por fim, a educadora cita que a Escola Júlio de Mesquita Filho teve dois ganhadores: uma aluna do quinto ano B e outro de sua turma D, Danilo. “Foi emocionante a hora que revelaram o ganhador. Foi gratificante ver nos olhos das crianças a alegria de ganhar um celular. Os professores dos alunos ganharam mil reais. A educação fiscal nas escolas forma cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos. Possibilita que as crianças entendam a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos”, conclui Débora.
Acesse o blog escolar da Escola Júlio de Mesquita Filho clicando aqui.