Estudos sobre o verão geram reflexões em turma de PG
Ao se aprofundar nas características da estação, o quarto ano da Escola Guaracy Paraná debateu os impactos da ação humana no aumento das temperaturas
Publicado: 01/04/2024, 10:10
A turma do quarto ano A da Escola Municipal Guaracy Paraná Vieira, sob a orientação da professora Jádina Loyola Soares, realizou uma série de atividades enriquecedoras para explorar a estação do verão e refletir sobre suas características e impactos.
“Iniciando com a visualização da videoaula do projeto Vamos Ler sobre o tema, os alunos discutiram as características do verão e compartilharam suas experiências pessoais durante essa estação. Aprofundaram seus conhecimentos sobre o sistema solar, ao utilizarem o planetário, identificando o sol como astro principal e discutindo seus benefícios e malefícios para os seres humanos. Também refletiram sobre formas de prevenir doenças relacionadas à exposição excessiva ao sol”, explicou a docente.
GALERIA DE FOTOS
Ainda utilizando o planetário como recurso didático, os estudantes puderam visualizar os movimentos de rotação e translação que dão origem às quatro estações do ano, enquanto exploravam os eventos climáticos característicos de cada período. “A turma também estudou o clima do Brasil e sua localização no mapa-múndi, promovendo uma compreensão mais ampla do ambiente geográfico em que vivemos”, relatou Jádina.
Após as explanações teóricas, os alunos realizaram atividades práticas relacionadas às características do verão, como a adaptação de suas rotinas, vestuário e alimentação para lidar com as altas temperaturas. Discutiram também as mudanças climáticas globais e as ações humanas que contribuem para o aquecimento global, refletindo sobre formas de preservar o meio ambiente e mitigar esses impactos.
“Por meio dessas atividades integradas, os alunos não apenas ampliaram seus conhecimentos sobre o verão e o clima, mas também desenvolveram habilidades de análise crítica e consciência ambiental, preparando-se para se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na preservação do planeta”, complementou a professora.