Trabalho de prevenção à dengue mobiliza turma em PG
Com a realização de pesquisas e confecção de panfletos informativos, o quarto ano da Escola Padre José Bugatti realizou a sua parte no enfrentamento a doença
Publicado: 01/04/2024, 08:30
Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Padre José Bugatti, sob a orientação da professora Andréia Aparecida Alves, mergulharam em atividades interdisciplinares que uniram os conteúdos de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza. O foco estava na compreensão do vírus da dengue e do mosquito transmissor.
Segundo a educadora, a jornada começou com uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Com o auxílio de recursos visuais, como imagens e vídeos, os estudantes foram conduzidos a explorar o ciclo de vida do mosquito, suas características e os ambientes propícios para sua reprodução.
GALERIA DE FOTOS
Posteriormente, divididos em pequenos grupos, os alunos foram desafiados a criar materiais informativos, como folders, panfletos e cartazes, repletos de imagens e frases de conscientização sobre a prevenção da dengue.
Preparados, chegou a hora de colocar em prática o que haviam aprendido. Os alunos saíram pelos arredores da escola, abordando os moradores da comunidade para conscientizá-los sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, além de participarem ativamente na coleta de resíduos que propiciam a proliferação do mosquito.
A professora Andréia destacou que, ao estudarem sobre o vírus da dengue e as peculiaridades do mosquito transmissor, os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre diversos aspectos, desde a estrutura do vírus até os sintomas da doença e as medidas de prevenção e controle. “Essa experiência não apenas promoveu a compreensão da importância da educação em saúde individual e pública, mas também desenvolveu habilidades de pesquisa nos estudantes, preparando-os para serem agentes de mudança em suas comunidades”, complementou a educadora.