Dinâmicas envolvendo diálogo e reflexão engajam alunos em PG
Com a realização de momentos de conversa e encorajamento, os alunos do quinto ano A da Escola Osni Mongruel sentiram-se confiantes e acolhidos para conversarem e serem ouvidos
Publicado: 19/03/2024, 12:40
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Professor Osni Vilaca Mongruel, orientados pela professora Ediane do Rocio Antunes de Menezes, realizaram um projeto especial trabalhando questões como aceitação, igualdade e convívio. Segundo a educadora, o propósito da ideia é criar um espaço de diálogo e reflexão, proporcionando para os alunos um local para que expressarem suas opiniões e fossem ouvidos, capacitando o individuo a valorizar tanto as semelhanças como diferenças, através de oficinas de identidade e diversidade.
“Organizamos uma roda de conversa estimulante, onde os participantes foram convidados a refletir sobre como são percebidos por diferentes partes de suas vidas, seja pela família, escola ou amigos. Durante esse encontro, cada aluno teve a oportunidade de expressar suas percepções e experiências, compartilhando como se veem dentro desses contextos”, relatou Ediane.
GALERIA DE FOTOS
A dinâmica também incluiu um exercício, no qual os participantes foram convidados a representar visualmente, em uma folha de papel, suas percepções sobre como são vistos por esses grupos. “Essa sugestão proporcionou uma oportunidade valiosa para explorar a autopercepção e as percepções dos outros, incentivando a reflexão sobre as dinâmicas das relações familiares, escolares e de amizade”, contou a docente.
A professora também explicou que através da atividade, buscou promover uma maior compreensão das relações interpessoais e encorajar uma maior empatia e compreensão mútua entre os participantes, enfatizando o respeito a diversidade. “Através dessa troca aberta e honesta, foi possível construir laços mais fortes e solidários entre os membros do grupo. Além disso, o ambiente de apoio criado durante a roda de conversa incentivou os participantes a explorarem suas identidades de forma mais autêntica e confiante”, comentou.
Por fim, Ediane explica que o resultado da atividade não se limitou apenas a colaboração e confiança, transcendendo para o fortalecimento dos laços interpessoais e o cultivo de um ambiente de respeito e compreensão mútua. Contribuindo com a promoção do bem-estar emocional e no desenvolvimento de relações saudáveis dentro do grupo.