Jogo pedagógico auxilia aprendizagem de alunos em PG
Trabalhando com o gênero textual conto, a turma do quarto ano da Escola Maria Braga conseguiu aliar diversão e novos conhecimentos
Publicado: 18/03/2024, 06:50
Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal Professora Maria Vitória Braga Ramos, supervisionados pela professora Vanessa Laís Verboski Hammerschmidt, estudaram o gênero textual conto de encantamento. Segundo a docente, primeiramente os alunos tiverem contato com o conto “Os sete corvos”, dos irmãos Grimm, para identificação do gênero e interpretação textual.
Na sequência realizaram uma produção textual coletiva de um texto do gênero, a qual aconteceu com a participação da turma e a professora registrando as informações no quadro de giz. “Os alunos também realizaram uma produção individual do gênero textual, caracterizado por elementos fantásticos, seres fabulosos, elementos mágicos, dentre outros”, explicou Vanessa.
GALERIA DE FOTOS
A educadora também relatou que o conto “Os sete corvos”, utilizado inicialmente para identificação do gênero e interpretação, foi retomado para o trabalho com a gramática. A atividade aconteceu de forma contextualizada, focada na ortografia de palavras com as letras g e j, consoantes que representam o mesmo fonema quando formam sílabas com a vogal i e com a vogal e, sendo pronunciadas da mesma forma.
Na sequência, os alunos identificaram no texto palavras com as sílabas citadas e estudaram as regras ortográficas. Para fixar o aprendizado, os alunos foram desafiados a criar um jogo da memória das palavras com as sílabas “ge”, “je”, “gi” e “ji”.
Para a confecção dos jogos os alunos foram organizados em grupos, cada um escolheu oito palavras (quatro escritas com “ge” ou “gi” e quatro com “je” e “ji”). “As crianças confeccionaram dezesseis cartinhas, em uma cartinha escreviam a palavra corretamente, por exemplo, gigante, e na outra, desenhavam o que representava a carta, formando assim um jogo da memória em que o par seria composto pela palavra e pelo desenho. Os alunos testaram seus jogos da memória e aprenderam brincando”, comentou a doente.
Para finalizar, Vanessa explicou que o jogo pedagógico é uma metodologia ativa de aprendizagem, já que é uma estratégia de ensino que tem por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa.