Maquetes com recicláveis exploram a dengue em Jaguariaíva
Com auxílio das famílias, estudantes do quinto ano C da Escola Júlio de Mesquita Filho puderam mostrar, de maneira concreta, métodos de combate à doença
Publicado: 11/03/2024, 13:15
O 5º ano C da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, em Jaguariaíva, desenvolveu um projeto com foco no mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. A professora Sinclair Antunes Salgado explica que o estudo fez uma abordagem aos meios de prevenções que a população precisa realizar e suas casas, para evitar que o inseto coloque seus ovos em água parada, contaminando pela picada os cidadãos jaguariaivenses.
GALERIA DE FOTOS
“Também ressaltou os sintomas que uma pessoa infectada começa a sentir quando está com dengue. Os alunos foram desafiados a produzirem maquetes em grupos com as devidas explicações, mostrando a forma de prevenção. Para isso, utilizaram a criatividade com materiais recicláveis para as devidas demonstrações. O interessante foi ver as famílias apoiando esse trabalho e auxiliando, já que as montagens das maquetes foram realizadas nas casas dos alunos”, destaca a docente.
A educadora comenta que, após montarem, os estudantes levaram as maquetes para a sala de aula e realizaram a apresentação de seus trabalhos, explicando quais materiais usaram e o que representaram com ele. “O trabalho foi concluído com satisfação e os alunos relataram que, além do aprendizado, foi importante a interação com os colegas, e comentaram que através de suas maquetes, muitas pessoas irão aprender a se prevenir contra o mosquito da dengue”, conclui Sinclair.
Acesse o blog escolar da Escola Júlio de Mesquita Filho clicando aqui.