Turma de PG participa de amplo trabalho de conscientização
Tendo como referência a celebração do Dia Internacional da Mulher, os alunos do quinto ano da Escola General Aldo Bonde desenvolvem trabalhos sobre a não-violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha
Publicado: 11/03/2024, 14:15
A turma do quinto ano A da Escola Municipal General Aldo Bonde, acompanhados pela professora Shirley B. Camargo, realizaram uma série de atividades em comemoração ao Dia da Mulher. Segundo a docente, as atividades envolveram dinâmicas de conscientização referente a violência contra as mulheres.
Com uma proposta multidisciplinar, que envolveu conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Formação Humana, os alunos fizeram atividades diversas, como estudos sobre a origem da data celebrada no dia 8 de março, a Lei Maria da Penha e suas sanções e uma entrevista com os patrulheiros Susi e Rubens, que fazem parte da Patrulha Maria da Penha no local onde está a escola.
GALERIA DE FOTOS
“Também fizemos um mapeamento da violência contra as mulheres, dentro da própria comunidade em que os estudantes estão inseridos, organizando os dados em um gráfico, para leitura e interpretações sobre os casos apresentados e que são do conhecimento deles”, explicou a educadora. Shirley também relatou que com esse trabalho os educandos puderam desenvolver a consciência sobre o índice das agressões sofridas pelas mulheres de sua comunidade e também quais são as medidas a serem tomadas nesses casos.
.
ENGAJAMENTO - “Os alunos envolveram-se com muito empenho nestas atividades, elaborando um questionário e fazendo perguntas inteligentes e pertinentes aos patrulheiros, que responderam com todo o carinho e clareza, esclarecendo suas principais dúvidas e orientando-os em caso de qualquer situação ocorridas entre seus pares”, comentou a docente.
A professora acrescentou que através desses estudos, os educandos puderam perceber a importância dessas informações e conhecimentos adquiridos sobre a temática e também sobre as formas de enfrentamento as violências contra a mulher no âmbito doméstico.