Dinâmica trabalha 'encontros vocálicos' em Jaguariaíva
Hiato, ditongo e tritongo foram estudados e compreendidos pelos alunos dos quintos anos A e B da Escola Antônio Fanchin de forma divertida
Publicado: 05/03/2024, 12:10
Os quintos anos A e B da Escola Municipal Antônio Fanchin, em Jaguariaíva, da professora Ester Barbosa de Lima, desenvolveram uma dinâmica com assunto ‘encontro vocálico’, unindo uma brincadeira. A docente explica que, para iniciar a aula, perguntou aos alunos se sabiam do que se tratava o tema, deixando que pudessem expor livremente suas hipóteses.
“Perguntei sobre as vogais e expus no quadro algumas palavras que contém encontros vocálicos, e desafiei a turma a descobrir o que há em comum entre elas. Em seguida, compartilhei o que é encontro vocálico. Para a dinâmica, preparei figuras impressas com encontros vocálicos. E, nas costas de cada aluno, colei a figura”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Com cadernos em mão, comenta Ester, os estudantes andaram pela sala em círculos e escreveram todas as palavras na forma de lista. Após todos realizarem a dinâmica, cada aluno era chamado ao quadrado, escrevia o termo que está nas costas do colega, destacando com círculo o encontro vocálico e separando as sílabas. A professora explicou, na atividade, que há três tipos de encontro vocálico: hiato, ditongo e tritongo.
“Para finalizar, os alunos leram um texto poético, destacando com cores diferentes cada tipo de encontro vocálico. Esta proposta de trabalho tem como objetivo entender o que é encontro vocálico, conhecer os tipos de encontro vocálico, entender, conhecer, compreender e diferenciar hiato, ditongo e tritongo”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Antônio Fanchin clicando aqui.