Alunos de Teixeira Soares fazem entrevistas sobre a depressão | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de Teixeira Soares fazem entrevistas sobre a depressão

Videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Instituto Mundo Melhor (IMM), trouxe reportagem, debate e reflexão de alunos do 5º ano A da Escola do Campo Machado de Assis

VÍDEO
União entre família e escola proporcionou ampla aprendizagem e conscientização acerca do assunto | Autor: Divulgação

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 5º ano A da Escola Municipal do Campo Machado de Assis, em Teixeira Soares, da professora Valdineia Aparecida Mendes Pires, desenvolveu um trabalho sobre a depressão, com uso da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM) que aborda a temática. A docente destaca os principais tópicos do trabalho que contou com entrevistas dos alunos.

“A depressão é uma doença séria que atinge pessoas de diferentes idades e faz com que o doente tenha perda do prazer pela vida e muitas vezes desenvolva pensamento suicida, o que agrava muito a doença. Muitas pessoas pensam que uma pessoa com depressão está apenas triste e que aquele momento logo irá passar se a pessoa apresentar força de vontade. Entretanto, o que muitos ignoram é que a depressão é uma doença grave que vai além de uma simples variação de humor por causa de acontecimentos do dia a dia”, relata a educadora.

Valdineia cita que, levando em conta o tema de bastante importância para ser abordado em sala de aula, com cada dia que passa mais adolescentes atingidos pela doença, viu a necessidade de trabalhar o assunto devido a vários alunos da turma já terem vivenciado e passado na família o sofrimento causado pela depressão. Assim, iniciou o trabalho em sala de aula em forma de debate, primeiramente assistindo a videoaula.

“Em seguida, um debate o qual eu como professora fiquei um pouco triste, confesso, pois foi relatado pelos alunos vários casos da doença na família e até mesmo um caso bem triste de suicídio. Pôde ser observado que eles já carregavam com eles uma grande bagagem de conhecimentos vivenciados sobre o tema trabalhado”, elenca a docente.

Sugeriu-se, então, o trabalho de entrevista com a famílias que passaram pela luta. Segundo a professora, nem todos quiseram relatar, o que foi compreensível para evitar lembranças do sofrimento que a doença causa e relembrar o quanto pode afetar a vida do ser humano. Já outros alunos concordaram em serem entrevistados e viram a importância de reltar aos colegas para saberem agir e ajudar se algum dia algum precisasse.

“Saberem que é uma coisa muito séria, que a pessoa precisa de ajuda e serem tratados imediatamente quando constatada a doença. Outros alunos também colaboraram com cartazes informativos, o qual foi colado em frente à sala para alertar aos demais alunos e funcionários da escola, além do trabalho de produção textual sobre o tema, reforçando o aprendizado”, complementa a educadora.

Por fim, Valdineia comenta que foi um trabalho diferente dos demais durante o ano, “pois envolveu muito sentimento”, além de atingir “um público bem maior e pôde ser observado que os alunos aprenderam muito sobre essa doença”. “Foi um grande aprendizado para os alunos e também para os seus familiares”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola do Campo Machado de Assis clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE