'Gratidão' é base de reflexões e amplo trabalho em Guamiranga
Videoaula da parceria entre Vamos Ler e Continental contribuiu para diversificadas e importantes atividades no 4º ano A da Escola Professora Izélia Santina Marconato Prates
Publicado: 30/10/2023, 16:58
O 4º ano A da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, em Guamiranga, da professora Ana Paula Floriano, desenvolveu um trabalho com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Continental sobre a gratidão e sua importância em nosso cotidiano. A docente comenta os principais aspectos do trabalho.
“Com o objetivo de ensinar aos estudantes a importância da gratidão e como expressá-la, assim como desenvolver habilidades emocionais como empatia e reconhecimento do esforço dos outros, reconhecimento do quanto ser gratos nos possibilita uma felicidade pessoal enorme e nos conecta com Deus, ministrei aulas de Ensino Religiosos abordando este tema”, aponta a educadora.
Ana Paula cita que o trabalho começou com uma roda de conversa sobre o significado de gratidão com o intuito de perceber quais os conceitos que cada um já tem, se já se sentiram gratos por algo ou alguém e como expressaram esse sentimento. Na sequência, assistiram à videoaula, com a continuação da roda de conversa, agora com mais embasamento e conhecimento. Segundo a professora, alguns relatos mostraram o quanto os alunos já conhecem e como se expressam acerca desse sentimento.
GALERIA DE FOTOS
“Li para a turma o livro ‘João e o Pé de Gratidão’, de Carolina Marmo Pepe. Após a leitura, discutimos sobre a importância de praticar e cultivar a gratidão e todos os outros bons sentimentos. Pedi que reproduzissem o livro lido, com desenhos e escrita para expormos na sala de aula. Como atividade artística montamos o Mural da Gratidão. Um dos alunos, por iniciativa própria, confeccionou em casa a Árvore da Gratidão, trouxe para a sala de aula e enriqueceu nosso mural”, elenca a docente
Para complementar, a educadora cita que como vivência das atividades realizadas e para percepção de como ser gratos pode influenciar positivamente a vida de cada um, criou-se o Potinho da Gratidão na turma, onde todos os dias será depositado um motivo pelo qual são gratos naquele dia, com leitura de todos os registros no encerramento do ano letivo.
“Como ação de gratidão, distribuí cartões para os estudantes para que escrevessem mensagens de agradecimento para alguém especial em sua vida. Pedi que entregassem o cartãozinho e, no dia seguinte, cada um relatou como se sentiu e qual foi a reação da pessoa que recebeu. Foi mais um projeto significativo que possibilitou a troca de experiência, o autoconhecimento e a valorização das diferentes formas de exercitar a gratidão”, conclui Ana Paula.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Izélia Santina Marconato Prates clicando aqui.