Trabalho em Castro busca evitar desperdício de alimentos
Por meio do Dia Mundial da Alimentação e videoaula do Vamos Ler em parceria com a Tetra Pak sobre a conservação dos alimentos, quinto ano A da Escola do Campo de Cercado trabalhou relevantes questões
Publicado: 23/10/2023, 17:44
O 5º ano da Escola Municipal do Campo de Cercado, em Castro, da professora Rosaine de Fatima Sheleidres, desenvolveu uma atividade que visou noções de sustentabilidade e redução do desperdício de alimentos. A docente destaca o trabalho que ocorreu sobre o 16 de outubro, dentro do Dia Mundial da Alimentação, com a aula iniciando com uma roda de conversa e complementando com uma videoaula especial do Vamos Ler – Geração Digital e Tetra Pak.
“O objetivo foi fazer uma reflexão a respeito da forma na comunidade, no Brasil e no mundo, o acesso ao alimento de qualidade em quantidade suficiente, a necessidade de uma alimentação saudável. Em segundo momento, a professora introduziu o tema ‘Redução do desperdício de alimentos’, através de questionamentos”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Entre as questões estavam: o que sua mãe faz com a sobre do arroz? Vai para o lixo ou ela utiliza para preparar outro alimento? Vocês sabiam que a maioria dos alimentos, de alguma forma, pode ser reaproveitada e que isso já seria uma maneira de evitar o desperdício? Na sequência, os alunos com apoio de Rosaine, listaram algumas causas do desperdício de alimentos.
“Em um próximo momento, a professora fez um novo questionamento: a forma de conservação dos alimentos ajuda a diminuir o desperdício? Após ouvir os alunos, a professora convidou-os para assistirem a videoaula ‘Vamos Ler e Tetra Pak apresentam a história da conservação dos alimentos’, para a professora pedir para os alunos comentarem sobre o que descobriram assistindo a videoaula”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo de Cercado clicando aqui.