Universo e astronomia têm ampla aplicação em Reserva
Conceitos cosmológicos, como astros, movimentos, mapas, equipamentos de observação e uso da videoaula ‘astronômica’ do Vamos Ler foram destaques nos quintos anos A e B da Escola Coronel Rogério Borba
Publicado: 06/10/2023, 12:50
Um estudo sobre a Terra e o Universo proporcionou um amplo trabalho nos quintos anos A e B da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, com uso de uma videoaula do Vamos Ler – Geração Digital. A professora da turma, Edina Selhorst de Lima, comenta que associar o movimento do Sol e demais estrelas do céu ao movimento da rotação do nosso planeta, contribuiu para estudar as fases da Lua e as influências dos corpos celestes para a vida dos terráqueos.
“Vimos como funciona um planetário para, concretamente, entender as fases da Lua, as estações do ano. Assistimos vídeos explicativos sobre os eclipses, mapas celestes, galáxias, sistema solar e constelações com as brilhantes explicações da videoaula de número 60 do projeto Vamos Ler – Geração Digital com o tema ‘Conheça o Universo, a Astronomia e o Cosmos’”, relata a docente.
Houve a confecção de uma maquete do Sistema Solar para focalizar melhor as ideias e contexto estudado. A educadora elenca que os alunos pesquisaram dados, perguntas e respostas sobre os assuntos, fazendo interpretação escrita.
GALERIA DE FOTOS
“Focalizamos nos planetas e especialmente no planeta Terra, nosso lar. Tiramos dúvidas e vimos imagens de satélites. Isso serviu para entendermos como são feitos os mapeamentos celestes, as constelações, os mapas planificados da Terra e tantos outros meios que são úteis para os estudos de todos”, cita Edina.
A professora complementa pontuando que a classe identificou as diferenças de telescópios, lunetas, planetários, além de aprenderem sobre toda a história de como esses materiais foram feitos e sua utilidade. Em relação às constelações, imergiram nas várias informações interessantes, como associação de muitas delas ao zodíaco e mitos sobre suas formações.
“Foram aulas maravilhosas, com crianças interessadas e curiosas, pois esse assunto realmente é atrativo e, com materiais concretos, tudo fica mais fácil. Realmente acredito que o lúdico e o concreto trazem muito mais aprendizado”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui.