Formação social e saúde mental são pautas em turma de PG
Com a realização de inúmeras atividades, a classe do quarto ano A da Escola Municipal General Aldo Bonde compreendeu melhor a importância dos tópicos para uma vida feliz e saudável
Publicado: 05/10/2023, 18:18
Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal General Aldo Bonde, supervisionados pela professora Lucilaine Machado, trabalharam com diversas temáticas que abordaram e conectaram disciplinas regulares. Segundo a docente, as atividades tiveram como objetivo a formação social dos educandos. “Foram trabalhas atividades que contemplaram as temáticas de convivência harmônica. Neste sentido, foram produzidos textos relacionados ao bullying, rodas de conversas, leituras de livros e produções de mapas mentais. A história da “Maria vai com as outras” delimitou o trabalho”, explicou Lucilaine.
Os alunos também realizaram trabalhos com foco e estímulo ao diálogo na mediação de conflitos, em referência a Semana da Cultura da Paz, que aconteceu durante a realização das tarefas.
GALERIA DE FOTOS
A educadora também relatou que a turma realizou atividades de meditação para acalmar e aliviar as emoções, remetendo a importância do tema trabalhado durante o Setembro Amarelo. “Neste viés de pensamento, como docente, vejo necessária a minha mediação no contexto escolar e acredito que seja de suma necessidade que a escola esteja alinhada com a família. As videoaulas do projeto Vamos Ler, sobre saúde mental, também contribuíram para o processo de assimilação do denso teor do conteúdo, deixando mais fácil o entendimento”, comentou a educadora.
Lucilaine também relata que o falar, ouvir, respeitar, perceber e se importar, precisa ser estimulado no ambiente escolar, já que é o local de maior permanência de uma criança. “Ao realizar a prática de meditação na sala, os alunos começam a perceber a si próprios, reconhecer seu corpo, seus sentidos, seus sentimentos e ao realizar a prática de se olhar no espelho, puderam falar consigo e estimular o apreço por si. Acredito que os processos são gradativos, mas sei que cada intenção repercute em modificação social e acredito que tais assuntos precisam ser trabalhados e vistos com a devida relevância de saúde sócio-emocional, que fará toda a diferença na vida acadêmica e social dos alunos”, complementou a educadora.