Turma de Fernandes Pinheiro trabalha com gênero 'cartas'
Com estudos de livro acerca do assunto e intercâmbio de mensagens enviadas a outra instituição de ensino do município, quinto ano A da Escola do Campo Professora Genny Schumanske Kuller teve diversificada ação
Publicado: 25/09/2023, 15:30
O 5º ano A da Escola Municipal do Campo Professora Genny Schumanske Kuller, em Fernandes Pinheiro, da professora Ines Kuc Kuller, desenvolveu um trabalho com o gênero textual ‘carta’, em Língua Portuguesa, partindo a história do livro ‘O Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa’, onde o enredo trata que a personagem ‘monstro’ recebe muitas cartas.
“Partindo desse pressuposto, os alunos aprenderam a elaborar uma carta utilizando a sequência e as regras necessárias para a realização. Em seguida, os alunos imaginaram uma personagem e escreveram uma carta ao ‘Monstro Monstruoso’, expuseram a carta em mural e apresentaram aos demais colegas da classe”, relata a docente.
Ampliando a aprendizagem, a educadora cita que os estudantes relaxaram um intercâmbio de cartas, produzindo um material para o colega de outra instituição de ensino do município, a Escola do Campo de Bituva dos Machados, enviadas às crianças com o intuito de receber respostas.
“Essa atividade foi muito importante para demonstrar que as cartas são utilizadas desde os primórdios para realizar comunicação formal e informal entre as pessoas. Continuamos escrevendo cartas para contar novidades, trocar informações e, com elas, conseguimos enviar e receber notícias de familiares e amigos”, conclui Ines.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professora Genny Schumanske Kuller clicando aqui.