Matemática divertida traz bons resultados de alunos em Castro
‘Torta na cara’ oportunizou que alunos do 4º ano A e 3º ano A da Escola Professora Mariana Garcez Duarte aprendessem de forma divertida e tivesse excelente desempenho na Olimpíada de Matemática
Publicado: 19/09/2023, 17:20
O 4º ano A da Escola Municipal Professora Mariana Garcez Duarte, em Castro, da professora Beatriz Fernandes Correra, desenvolveu uma dinâmica com a docente Hualitana e a turma do 3º ano A com ênfase na matemática. A educadora explica como foi desenvolvida a aula e a importância do tema que teve um delicioso aprendizado.
“A matemática é uma ciência fascinante que está presente em todos os aspectos da nossa vida. Ela é uma linguagem universal que nos permite compreender o universo e seus fenômenos. Como disse Galileu Galilei, ‘A matemática é a linguagem a qual Deus escreveu o universo’. Muitos consideram a matemática a rainha das ciências, e para os alunos da escola Mariana, ela é bela, um desafio e um prazer”, relata Beatriz.
GALERIA DE FOTOS
Assim, para estimular e engajar os alunos nas atividades matemáticas, as professoras elaboraram uma atividade lúdica: a ‘torta na cara’. A docente cita que houve “muito chantilly e diversão”, trabalhando conteúdos da matemática como números e operações, multiplicação e divisão, unidades de medida, medida de tempo e algoritmos – tudo de forma divertida e desafiadora.
“As turmas se prepararam previamente, estudando os conteúdos abordados por meio de metodologias ativas, situações-problema, atividades em pares, aula invertida e vídeos explicativos em plataformas de ensino. Foi notável a participação ativa dos alunos neurodivergentes na atividade, eles interagiram com o grupo, socializaram com os colegas e se divertiram muito”, complemente a educadora.
Beatriz conclui que o desfecho das atividades desta área de conhecimento planejadas por ela e a colega trouxeram excelentes resultados na Olímpiada de Matemática: do quarto ano, os alunos Bernardo, Daniel, Isabella, Marcelo, Natália, Paulina e Sofia farão a segunda fase da OBMEP, enquanto Anna Claudia, Gabriel Marrero, Nicolly, Rubens e Yasmin representaram o 3º ano na mesma etapa da prova.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Mariana Garcez Duarte clicando aqui.