Atividades lúdicas empolgam alunos do CAIC
Trabalhando o estudo das plantas, as turmas dos quartos anos A e B da escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC) confeccionaram diversos materiais e acompanharam o crescimento de mudas de feijão
Publicado: 13/09/2023, 17:26
Os alunos dos quartos anos A e B da escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC), supervisionados pela professora Janaína Freitas da Silva, iniciaram os estudos sobre as plantas.
Segundo a docente, após algumas aulas abordando o conteúdo, juntamente com a professora Silvia Helena Hoffmann Cutrim, foi proposto aos alunos o plantio de sementes de feijão e a confecção de um boneco ecológico com sementes de alpiste. “A natureza é simplesmente fascinante. Poder observá-la e perceber que ela muda a todo momento, faz com que nos dediquemos a nos deter nos detalhes. Por este motivo, observar a germinação de uma semente de feijão ou alpiste, perceber as mudanças que ocorrem neste processo e as suas necessidades, facilita o entendimento da necessidade que elas têm de cuidados”, comentou Janaína.
Os alunos ganharam uma tabela onde, dia a dia, acompanhavam o desenvolvimento da semente e posteriormente fizeram a observação do crescimento dos cabelos do seu boneco de alpiste. “Com a semente do feijão, a qual é de fácil germinação, temos a possibilidade de, em um curto espaço de tempo, estar suprindo a curiosidade dos pequenos”, relatou a educadora.
Partindo dos questionamentos e observações dos alunos, as professoras aproveitaram para reforçar o que estavam lecionando e possibilitar aos educandos observar na prática as partes das plantas. A observação foi de duas semanas, com os alunos levando suas plantas para casa, realizando os cuidados necessários e fazendo observações e anotações do que viram no período.
GALERIA DE FOTOS
A professora Janaína também comentou que as turmas passearam pela escola, observando as plantas e identificando suas partes.
Já na disciplina de artes, foi realizada a confecção de uma árvore a partir de material reciclado, demonstrando cada parte da planta. “Os alunos amaram esta confecção e levaram para casa para compartilhar com os pais. Perceberam também o quanto as plantas são importantes para a nossa vida”, relatou Janaína.
Na parte final das atividades, as turmas realizaram a confecção de bonecos ecológicos. “Os alunos observaram seus bonecos, deram nomes para eles, enfeitaram e se divertiram muito cuidando do seu boneco. Essas experiências ficaram nas suas memórias, enriquecendo seus conhecimentos com a prática vivenciada”, complementou a professora.