Premiação encerra iniciativa especial sobre o bicentenário de PG
Com a presença de autoridades executivas locais, o projeto Vamos Ler - Geração Digital realizou o encerramento da iniciativa ‘200 Vezes PG’ com a premiação dos três melhores trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino
Publicado: 12/09/2023, 16:06
Nesta terça-feira (12) foi realizado o evento de premiação dos melhores trabalhos desenvolvidos por estudantes ponta-grossenses na iniciativa ‘200 Vezes PG’. A cerimônia aconteceu no Parque Ambiental, durante as atividades do X Congresso de Educação.
Com as presenças da prefeita Elizabeth Schmidt, da secretária de Educação Simone Neves e dos três alunos vencedores do concurso da iniciativa, acompanhados por seus professores e familiares, o projeto Vamos Ler - Geração Digital encerrou o projeto especial em celebração ao bicentenário de Ponta Grossa.
GALERIA DE FOTOS
Com trabalhos realizados entre os meses de março e setembro, os alunos de toda a rede municipal de ensino concorreram com suas produções em três categorias: melhor texto, melhor foto e melhor vídeo. As atividades foram produzidas individualmente e precisavam abordam aspectos sobre a história e contemporaneidade do município.
Com o auxílio de conteúdos e ações especiais oferecidas pelo projeto Vamos Ler, os professores e educadores ficaram responsáveis por auxiliar os alunos em suas produções, tanto em sala de aula quanto em momentos de visitas temáticas e saídas a campo. Dessa forma, o protagonismo nos trabalhos foi inteiramente dos educandos, que produziram inúmeras fotografias e textos, trabalharam com séries de vídeos e conseguiram criar uma bagagem imensurável de conhecimentos sobre a cidade em que vivem.
.
Trabalho conjunto
Presentes na premiação, a prefeita Elizabeth Schmidt e a secretária de Educação Simone Neves reconheceram a importância da iniciativa e o esforço empregado pelos estudantes na execução dos trabalhos. “É inegável que estamos no atual patamar devido à educação. E o futuro também será diferente através da educação, porque projetos como o Vamos Ler preparam as nossas crianças para os próximos 50 anos, para tudo que há de vir na história da nossa cidade”, comentou Elizabeth.
Já a secretária de Educação destacou a importância da parceria com o projeto Vamos Ler para o desenvolvimento e protagonismo das crianças do município. “A participação de nossos professores e alunos foi magnífica, com grandes trabalhos feitos pelos estudantes”, complementou Simone.
.
Pertencimento
Ponto crucial da iniciativa, a criação de ligações e vínculos com espaços e a história de Ponta Grossa foi um dos objetivos norteadores das propostas da ação especial do Vamos Ler, que possibilitou o contato direto dos estudantes com a formação do município e seus principais atrativos. Com a premiação, se encerra um importante ciclo de atividades, mas a relação com a cidade e o arcabouço de conhecimentos dos estudantes sempre terão o impacto dos estudos desenvolvidos durante o ano do bicentenário de Ponta Grossa.
.
Conteúdos
A iniciativa especial do projeto Vamos Ler - Geração Digital disponibilizou uma série de conteúdos e ações especiais sobre a formação e aspectos socioculturais de Ponta Grossa, para serem amplamente utilizados por professores e alunos em sala de aula. Uma série especial de videoaulas detalhou a formação da cidade e apresentou espaços de lazer e os atrativos locais. A Coluna Fragmentos, de autoria do historiador Niltonci Batista Chaves, trouxe, diariamente, recortes da história ponta-grossense baseados em trechos de publicações do Jornal da manhã. E com a parceria do Museu Campos Gerais, cinco turmas da rede municipal visitaram a exposição temática sobre os 200 anos de Ponta Grossa.
.
Projeto Vamos Ler
O encerramento da iniciativa '200 Vezes PG' não significa o fim das atividades regulares do projeto Vamos Ler - Geração Digital em 2023, que segue normalmente com suas atividades até o final do ano.