Videoaula do Vamos Ler sobre folclore é destaque em Reserva
Aspectos da cultura nacional permitiram que alunos do 5º ano A da Escola Luiza Almeida Ferreira imergissem no tema; tradicionalismo nordestino aguçou interesse da turma
Publicado: 04/09/2023, 18:00
O quinto ano A da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva, da professora Rosimeri Piekarzewicz, desenvolveu uma atividade com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o folclore. A docente destaca que a turma mergulhou na diversidade das expressões culturais brasileiras.
“Os alunos puderam aprender sobre como a regionalidade interfere nas diferenças folclóricas das regiões. Por exemplo, o mesmo personagem recebe nomes diferentes em diferentes regiões. Como exemplo disso, temos o Bumba Meu Boi na região Norte e Nordeste, enquanto no Sul é conhecimento como Boi Bumbá ou Boi Mamão. Outro time que chamou a atenção foram as influências que essa cultura teve: indígena, africana e europeia”, elenca a educadora.
Para complementar, Rosimei cita que a videoaula permitiu ir além, aguçando a curiosidade pela riquíssima cultura nordestina, o que levou os estudantes a descobrirem a literatura de cordel. Com esse interesse, houve pesquisa acerca deste gênero textual, com xilogravuras que ilustram os versos escritos.
“Foi muito produtivo trabalhar com a videoaula, pois acrescentou conhecimento que vão muito além de personagens conhecidos como Saci, Iara, etc., mas relata desde a sabedoria popular que passa de geração em geração, até a alimentação, vestuário, músicas, etc.”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.