Encenações teatrais empolgam alunos no Sagrada de Ipiranga
Abordando o conceito de teatro do absurdo, os alunos do quinto ano do Colégio Sagrada Família de Ipiranga compreenderam o estilo e particularidades das obras
Publicado: 28/08/2023, 16:40

A turma do quinto ano do Colégio Sagrada Família de Ipiranga, supervisionada pela professora Dionísia Haliski Eleutério, realizou a interpretação de peças de teatro. A educadora explicou que foram trabalhados os conceitos do teatro do absurdo, onde a incerteza e a solidão humanas são traduzidas por procedimentos que utilizam elementos conhecidos como situações banais, frases feitas, ou menos usuais, ações sem motivação aparente.
“O Teatro do Absurdo é uma expressão cunhada pelo crítico húngaro Martin Esslin, no fim da década de 1950, para abarcar peças que, surgidas no pós-Segunda Guerra Mundial, tratam da atmosfera de desolação, solidão e incomunicabilidade do homem moderno por meio de alguns traços estilísticos e temas que divergem radicalmente da dramaturgia. Utiliza diálogos sem sentido, gestos repetitivos e cenografia capaz de expor situações absurdas, como na peça “O Rinoceronte”, de Eugène Ionesco.”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Após realizarem estudos sobre a origem e a temática abordada no estilo, os alunos foram encaminhados para uma área aberta do colégio e lá, separados em dois grupos, tiveram que improvisar as peças: “Dias Felizes” e “Esperando Godot”.
Por fim, Dionísia comentou que todos os educandos participaram, sendo um momento muito divertido.
Acesse o blog escolar do Colégio Sagrada Família de Ipiranga