Lendas paranaenses são abordadas em turma de Ipiranga
Tendo como tema principal a lenda da araucária, os alunos do quarto ano B da Escola Municipal João Leonel Denck foram apresentados a origem da espécie e realizaram pesquisas sobre as características da árvore símbolo do Paraná
Publicado: 22/08/2023, 18:20
A turma do quarto ano B da Escola Municipal João Leonel Denck, orientada pela coordenadora Elediane Lachinski Silva, realizou atividades envolvendo as lendas paranaenses. A educadora explicou que a dinâmica consistiu na apresentação de histórias e lendas da cultura local, comentando que este tipo de dinâmica era comum no passado e tinha como intuito passar as crianças alguma forma de ensinamento.
“Nosso folclore é rico em vários aspectos e principalmente em lendas e mitos. As lendas indígenas são cheias de detalhes e, algumas vezes, são confundidas com crenças religiosas ou acontecimentos da natureza. Elas fazem parte da nossa cultura e ajudam a retratar histórias e crenças dos povos ao longo dos séculos. Se você for reparar bem, a maioria das lendas tenta explicar um fato natural, como surgiu tal planta, ou alimento, falam de deuses, nascimento, morte e forças da natureza”, explicou Elediane.
GALERIA DE FOTOS
Em sala, foi dado destaque para a lenda da araucária, onde a coordenadora explicou aos alunos que a araucária é o nome popular dado para a árvore da espécie Araucaria angustifolia, que também possui outros diversos nomes populares como: pinheiro-do-paraná, pinheiro-brasileiro, pinheiro-caiová e pinheiro-das-missões. Sendo considerada a árvore símbolo do Estado.
Na sequência, os alunos pesquisaram algumas curiosidades sobre a espécie nativa e relataram que ela se encontra na lista das árvores ameaçadas de extinção, pode medir de 20 a 50 metros de altura, possui sua copa voltada para o céu, tronco cilíndrico e reto e que sua espessura pode variar de 90 a 180 cm. E como a espécie é uma árvore em extinção, seu corte precisa ser autorizado pelo órgão ambiental competente.
Para finalizar, os alunos foram até a araucária mais próxima da escola, que fica em um terreno ao lado, e fizeram o desenho da araucária, após um período de observação. Como atividade complementar, foi solicitado aos educandos que tirassem uma foto da araucária e enviassem no grupo da turma.