Turma de Teixeira Soares realiza ações sobre a empatia
Videoaula do Vamos Ler em parceria com a Continental teve uma ampla e importante dinâmica no 5º ano A da Escola do Campo Machado de Assis; objetivo é levar tema aos colegas da instituição
Publicado: 21/08/2023, 10:31
O quinto ano A da Escola Municipal do Campo Machado de Assis, em Teixeira Soares, da professora Valdinéia Mendes Pires, desenvolveu uma atividade com foco na videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Continental, que destaca a importância da empatia. A docente destaca que o trabalho partiu do relato do significado da palavra.
“A dinâmica aconteceu da seguinte maneira: os alunos sentaram em círculo e a professor repassou como iria se desenvolver a dinâmica, apresentando primeiramente a ‘lata da empatia’, confeccionada pela professora contendo dentro dela várias cenas que demonstravam atos e que em que era possível praticar empatia com o próximo. Em seguida, foi lida a carta da ‘Dona Empatia’, enviada para os alunos do 5º ano”, relata a educadora.
Valdinéia repassou a música a ser canada aos alunos, com a lata passando de educando por educando, os quais retiram a ficha em sua vez e dizendo o que fariam se aquela cena acontecesse com ele, qual seria sua atividade, o que faia para ajudar e também se colocando no lugar daquela pessoa.
GALERIA DE FOTOS
“A atividade teve o objetivo de incentivar a empatia entre a turma e demais colegas, e também na sociedade; usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com as crianças e adultos; ampliar as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de participação; e comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos, e principalmente o objetivo de demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir”, complementa a professora.
Ainda, a docente destaca que a atividade foi muito produtiva e que nos próximos dias os estudantes serão observados e avaliados para ver se a dinâmica teve resultados positivos. “Os alunos participaram e interagiram durante a atividade proposta, demonstrando interesse e prazer em executá-la. Essa dinâmica será levada para as demais turmas da escola, pelos próprios alunos do quinto ano, onde irão apresentar a dona empatia e falar para os colegas sobre o significado dessa palavra e como eles deverão desenvolver também a dinâmica”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Machado de Assis clicando aqui.