Lúdico contribui no estudo do plano cartesiano em Castro
Sequência didática teve roda de conversa, confecção de ‘painel de soluções’ e uso do jogo batalha naval no quinto ano da Escola do Campo de Cercado
Publicado: 16/08/2023, 12:52
O 5º ano da Escola Municipal do Campo de Cercado, em Castro, da professora Rosaine de Fatima Sheleidres, desenvolveu uma atividade sobre a localização no plano cartesiano. A docente destaca que a sequência didática teve início com uma roda de conversa para identificar os conhecimentos prévios dos alunos para então dar continuidade ao tema.
“A próxima atividade foi lançar desafio, de localização, para os alunos resolverem em grupos. Na aula seguinte foi realizada com a turma uma revisão da aula anterior e, em seguida, os alunos, individualmente, tiveram que solucionar algumas situações relacionadas à localização no plano cartesiano. Com as soluções encontradas, foi confeccionado o ‘painel de soluções’, através do qual é feita a socialização entre os alunos”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Rosaine complementa citando que, em outro dia, para realizar atividade de verificação, utilizou da metodologia do jogo batalha naval. “O jogo trabalha aprendizagem sobre coordenadas cartesianas, estratégias, raciocínio lógico, previsão de jogar, localização, leitura de tabelas alfanuméricas. Os estudantes, primeiramente, construíram o jogo na malha quadriculada para depois jogar”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo de Cercado clicando aqui.