Educação financeira é tema de visita e reflexão em Reserva
Passeio à cooperativa de crédito Sicredi pelo quarto ano da Escola Luiza Almeida Ferreira rendeu diversos conhecimentos sobre o controle das finanças e papel do dinheiro na sociedade
Publicado: 10/08/2023, 19:47
A turma de quarto ano da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva, sob coordenação da professora Sirlene Micheten, desenvolveu uma atividade sobre educação financeiras nos dias 8 e 9 de agosto, durante as aulas de Matemática. A docente destaca que os educandos puderam aprofundar seus conhecimentos acerca do sistema monetário brasileiro, com observação da origem do dinheiro, assim como a trajetória durantes os anos até a chegada da nossa atual moeda, o Real.
“Foram realizadas atividades em sala de aula envolvendo o sistema monetário, no caderno e no livro didático. Para aprofundar o conhecimento dos mesmos, foi solicitada uma visita ao Banco Sicredi, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as dependência do banco, bem como observar o trabalho realizado por cada funcionário”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência, conta Sirlene, os estudantes assistiram a um vídeo sobre educação financeira e os funcionários da instituição questionaram a turma sobre alguns assuntos abordados na dinâmica, para melhor entendimento sobre o que podemos adquirir, o que desejamos e se sabemos poupar. Ainda, ressaltou-se que nem tudo é possível comprar com o dinheiro, como amizade e o brincar.
“Puderam, ainda, perceber que há várias formas de dinheiro, como cartão, cheque, moedas. Ao final, receberam gibis da Turma da Mônica, com o tema abordado na visita ao banco. Ainda, receberão cofrinhos, o qual será utilizado para uma próxima atividade com a turma no terceiro semestre”, complementa a professora, pontuando que os alunos voltaram motivados e com um novo olhar sobre o controle de gastos.
Para elucidar ainda mais as práticas, Sirlene explica que em sala de aula os estudantes puderam abordar a questão do dinheiro digital. A professora cita que esta modalidade financeira substituirá as formas físicas que conhecemos atualmente, como cédula, moeda e cheque – e que, nos dias atuais, já é bastante utilizado pela população brasileira.
Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.