Turma de Teixeira Soares estuda e explica a origem do leite
Entrevistas, registros em vídeos, apresentações e ampla abordagem no 4º ano da Escola do Campo Machado de Assis mostram força dos produtores locais da região e ciclo deste importante alimento
Publicado: 07/07/2023, 09:00
Com a premissa ‘de onde vem o leite?’, o quarto ano da Escola Municipal do Campo Machado de Assis, em Teixeira Soares, da professora Simone Padilha, pôde desenvolver uma ampla atividade com protagonismo dos alunos. A educadora cita os principais aspectos do trabalho.
“Um dos grandes desafios atuais da escola é motivar o estudante para que ele não só questione e seja ativo, mas encontre respostas através do protagonismo do seu conhecimento para muitas perguntas relacionadas e experiências pessoais, cultura, rotina em casa e na comunidade”, elenca a docente.
Simone conta que, tendo em vista tal objetivo, realizou uma roda de conversa com a turma sobre o ponto principal: de onde vem o leite? No início, relata a professora, ficou claro que este alimento não vem da caixinha que fica na geladeira, fazendo uma longa viagem, que começa na fazendo, onde ficam as vacas leiteiras.
GALERIA DE FOTOS
“Mas, como é que a vaca produz o leite? A resposta tem tudo a ver com a alimentação da vaca. Ou seja, com o capim e a reação que a vaca come, e também a água que ela bebe, todos esses alimentos consumidos pelo animal têm nutrientes, minerais, vitaminas e proteínas que são passados para o leite que ela produz”, explica a educadora.
Assim, a docente destaca que a região e o município de Teixeira Soares contam com vários produtores de leite, inclusive com alguns alunos da turma sendo filhos de produtores, o que facilitou bastante a atividade proposta aos estudantes – registros, apresentações e entrevistas realizados pelos alunos, da alimentação, local de ordenha dos animais e refrigeração do leite.
“Isso permitiu vivenciar a realidade de tais alunos em que as famílias trabalham com a produção do leite e seus derivados, em alguns casos, o queijo. O trabalho de pesquisa e relatos realizados pelos alunos foi fantástico”, conclui Simone.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Machado de Assis clicando aqui.