Preservação do meio ambiente é pauta de atividades em classe de PG
A turma do quarto ano B da Escola Municipal Protázio Scheifer realizou pesquisas, assistiu a vídeos e confeccionou coletores de resíduos e cartazes conscientizadores
Publicado: 05/07/2023, 10:48
Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal Protázio Scheifer, orientados pela professora Franciele Abgail Scheneider, desenvolveram uma sequência didática com atividades alusivas ao combate ao trabalho infantil e a separação de resíduos, com os objetivos de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da separação correta dos resíduos e a coleta seletiva.
As atividades tiveram início com a leitura da história em quadrinhos “Lixão nunca mais”, onde a professora distribuiu um livro para cada aluno realizar a leitura. Após esse momento, foi organizado um debate em sala, abordando questões sobre o trabalho realizado por crianças nos lixões e a evasão escolar por conta do trabalho, os perigos de se trabalhar nesses ambientes, as consequências de jogar lixo nas ruas, córregos e nos mares.
GALERIA DE FOTOS
Mãos à obra
Como primeira atividade, os alunos realizam pesquisas em livros sobre as cores utilizadas nos coletores, e copiaram no caderno um pequeno texto explicativo sobre o que é lixo, o que é resíduo e como é feita a separação dos mesmos conforme as cores da coleta seletiva e tempo de decomposição. Na segunda atividade, os educandos foram organizados em grupos e confeccionaram coletores de reciclados feitos com caixa de papelão, realizaram a pintura de cada caixa conforme as cores da coleta seletiva e colaram o símbolo da reciclagem nos coletores.
Como terceira tarefa, os alunos trouxeram de casa diversos materiais que podem ser reciclados e então realizaram a separação correta, colocando cada material no coletor adequado. Para reforçar o conteúdo, as crianças usaram livros de recorte para pesquisar figuras de diversos resíduos, recortaram e montaram um cartaz coletivo que foi exposto para toda a comunidade escolar ver, realizaram atividades de interpretação e cálculos matemáticos sobre o tempo de decomposição dos resíduos. Para finalizar, os alunos escreveram um texto sobre a reciclagem e a preservação do meio ambiente. A professora explicou que todas as atividades realizadas em sala foram expostas, para que toda a escola tenha acesso e perceba a importância da separação correta dos resíduos e a preservação do meio ambiente.
“Este trabalho foi de extrema importância para que os alunos pudessem perceber a gravidade do acúmulo de resíduos pela população e quão importante é a colaboração de todos para a preservação do meio ambiente. Através destes dias de debate e estudo, os alunos conseguiram se conscientizar e conscientizar suas famílias e toda comunidade escolar”, complementou a educadora.