Ampla dinâmica sobre questões químicas ocorre em Guamiranga
Transformações e produtos utilizados no dia a dia foram base de estudo, produções e entrevistas no 4º ano da Escola Boa Vista
Publicado: 26/06/2023, 14:33
O 4º ano A da Escola Municipal Boa Vista, em Guamiranga, sob coordenação da professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, desenvolveu um trabalho na disciplina de Ciências sobre transformações químicas, com uso de produtos utilizados no dia a dia. A educadora relata que as ações ocorreram com apoio do livro didático, que apresentou conceitos sobre o tema de forma clara.
“Desenvolvemos leituras, diálogos sobre o assunto. Também, tivemos momentos de conversa, relacionando o conhecimento apresentado com o cotidiano dos alunos, sendo que houve, após um período de observação, de quais produtos são usados na sua casa, como tarefa de casa. O relato dos alunos enriqueceu a aula explosiva dialogada que foi muito produtiva”, aponta a docente.
Rosmiery conta que, após momento de observação, com todas as informações necessárias, foi trabalhada a parte prática: os educandos levaram à sala de aula, rótulos dos produtos químicos usados pela família e, em seguida, organizaram pequenos grupos, para realizar uma pesquisa com pessoas da escola, para responder o questionário com as seguintes questões: nome do produto; para que serve; como usá-lo; quais os cuidados ao usá-lo.
GALERIA DE FOTOS
“Após o registro das perguntas no caderno, os alunos foram realizar a pesquisa. Então, alguns grupos de alunos foram procurar a funcionária Katiana Kafka, e relataram que estavam fazendo uma pesquisa e se ela aceitaria responder. Enquanto isso, outro grupo estava realizando a pesquisa com a pedagoga Tani W. Pontarollo, as quais colaboraram com os alunos com atenção e carinho. Assim foi feita a etapa das entrevistas”, elenca a professora.
Com o material colhido nas entrevistas, pontua a docente, a turma criou uma ficha informativa, acrescentando o rótulo como informação visual para evidenciar de qual produto estava escrevendo. Fechando a dinâmica, a educadora explica que houve a montagem de um mural com todas as fichas informativas dos trabalhos individuais dos estudantes, expondo no ambiente de grande circulação dos demais alunos e pessoas na instituição de ensino.
“Diante de todo o trabalho realizado com os alunos, fiquei muito satisfeita com o envolvimento das crianças em desenvolver as etapas, com interesse, participação ativa, seriedade na construção de conceitos dos cuidados com o uso dos produtos químicos. Acredito que os alunos levaram este aprendizado para a vida”, conclui Rosimery.