Aulas do Vamos Ler contribuem no estudo da água em Reserva
Quinto ano A da Escola Elvira Rosas utilizou videoaulas sobre recurso natural e energia elétrica, com foco na conscientização e uso racional de um bem precioso a todos os seres vivos
Publicado: 22/06/2023, 07:00
A importância da água para a vida na Terra teve uma ampla dinâmica no 5º ano A da Escola Municipal Elvira Rosas, contando com videoaulas do Vamos Ler – Geração Digital. A professora Emelda Ione Naegeler de Souza comenta que o tema está presente no cotidiano dos alunos, sendo um elemento fundamental para a vida, com o ser humano como o principal responsável pela degradação dos recursos hídricos.
“Aprender a cuidar das nossas águas é uma questão de cidadania. Sendo assim, desenvolver o tema água na escola é o primeiro passo para alcançarmos melhoria em nossa qualidade de vida. Embora muito abundante na Terra, sendo formada por três quartos formada de água, apenas uma pequena parte de toda essa água, cerca de 0,03% é potável e está disponível para o uso humano. A escassez de água já é uma realidade e, por isso, seu uso indiscriminadamente deve ser combatido”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
A educadora destaca que a aula iniciou com uma conversa com os alunos acerca da importância deste bem natural para nosso organismo e o meio que vivemos. Com conhecimentos prévios, os alunos descreveram seus comentários e, na sequência, houve a utilização do livro didático de Ciência, trabalhando assuntos pertinentes ao tema, como: estados físicos, mudanças de estados, ciclo da água, mananciais, estações de tratamento da água e de esgoto, desperdícios, uso na produção de energia elétrica, entre outros.
“Num segundo momento de nossa aula, utilizei as videoaulas do Vamos Ler. Primeiro, ‘Água: entenda porque é cada vez mais necessário cuidar desse recurso’; segundo, ‘Energia elétrica: conheça o caminho percorrido para a eletricidade abastecer nossa casa’, onde os alunos puderam compreender e assimilar melhor os assuntos, de maneiras mais abrangente, já que as videoaulas trazem os temas mais à realidade que os cercam, complementando assim seus conhecimentos”, complementa Emelda.
Por fim, a professora cita que houve a realização de atividades relacionadas ao assunto, que visaram o aprendizado, conscientização, comprometimento e mudanças comportamentais, tendo em vista o uso racional da água, evitando os desperdícios, pois é um bem comum a toda população, já que sem água não há vida”.