Classes de Castro atuam no combate ao trabalho infantil
Reflexão e entendimento sobre o assunto, com materiais diversificados, permitiram que turmas de quarto e quintos anos da Escola do Campo Tereza Casagrande Sguário entendessem do que se trata o tema
Publicado: 20/06/2023, 09:00
As turmas de quarto e quinto anos da Escola Municipal do Campo Tereza Casagrande Sguário, em Castro, da professora Eni Aparecida Pedroso da Silva, desenvolveram atividades voltadas ao Combate ao Trabalho Infantil, dentro de um projeto. A docente comenta que a dinâmica ocorreu na semana dos dias 12 a 19 de junho.
“O trabalho iniciou-se com leitura de um cartaz de campanha sobre o tema ’12 de junho, Dia de Combate ao Trabalho Infantil’. Em seguida, houve a roda de conversa, discutindo o tema abordado no texto. Após a discussão, cada aluno escreveu e expôs ao grupo a sua opinião sobre o significa do trabalho infantil”, aponta a educadora.
A educadora cita que, para melhorar a compreensão acerca do assunto, os educandos assistiram a um vídeo da Turma da Mônica ‘Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira’, sendo realizada a intepretação e explicação de Eni sobre o significado real do trabalho infantil. Também, foi trabalhado o símbolo da campanha, o cata-vento colorido de cinco pontas, onde cada estudante confeccionou o seu próprio e compreendeu o significado das cores e o porquê das cincos pontas.
GALERIA DE FOTOS
“Realizamos a leitura do texto sobre a Declaração dos Direitos da Criança, no livro de História ‘Da Escola Para o Mundo’. Apresentei o livro do Estatuto da Criança e do Adolescente, relatando que nele estão descritos os direitos da criança e do adolescente. Ao receberem as apostilas do MPT, ficaram muito empolgados, realizaram a leitura das histórias em quadrinhos e realizaram as atividades propostas. Para concluir, foi realizada a confecção de cartazes como forma de campanha dizendo ‘não’ ao trabalho infantil”, complementa a professora.
Para fechar, a docente relata que as atividades levaram os alunos a compreenderem o que é o trabalho infantil: aquele que impede a criança de viver a infância, ir à escola e ser feliz. “Também, compreenderam que eles, como crianças, devem colaborar nos afazeres de casa com tarefas que estejam ao seu alcance, sem prejudica-los em seu desenvolvimento físico, emocional e mental. O trabalho infantil também foi pauta de encontro realizado com os pais do projeto ‘Família na Escola’, onde houve boa interação do grupo sobre o assunto”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Tereza Casagrande Sguário clicando aqui.