Vamos Ler e Continental pautam atividades sobre diversidade em turma de Palmeira
A classe do quinto ano da Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos trabalhou com a temática a partir da videoaula produzida pelo projeto Vamos Ler em parceria com a Continental
Publicado: 07/06/2023, 12:49
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos, orientados pela professora Silmara De Sá Ribas desenvolveram atividades sobre a diversidade. O ponto inicial foi a videoaula “A importância da diversidade" produzida pelo projeto Vamos Ler - Geração Digital em parceria com a Continental. Segundo relato da docente, a partir da videoaula foi proposto aos alunos uma roda de conversa, debatendo sobre o tema e proporcionando momentos de reflexão através do diálogo, explicando sobre a diversidade na sociedade, o ser diferente como pessoas mas iguais como cidadãos e a importância de se conhecer e saber o limite dos outros.
Na sequência das atividades, foi realizado uma dinâmica com bexigas, onde cada aluno enchia seu balão, e a professora indagou as crianças se todas as bexigas estavam iguais, e os alunos questionaram que não, pois cada uma estava de um tamanho, foi onde a professora então questionou se todas eram bexigas, mesmo sendo de tamanhos diferentes e todos concordaram que sim. Dessa forma, os alunos concluíram que mesmo as pessoas sendo diferentes todas são iguais como cidadãos.
GALERIA DE FOTOS
A partir da dinâmica, os alunos trocaram as bexigas e cada uma continha uma palavra relacionada ao tema. Foram formadas duplas onde cada uma teria que confeccionar um cartaz utilizando as duas palavras do balão, incentivando a prática do respeito às diferenças e a igualdade.
No final cada dupla apresentou seu trabalho para os demais colegas e conjunto das atividades foi exposto na sala de aula. Para encerrar as atividades os alunos levaram o tema para casa, onde conversaram e debateram com a família, transcrevendo suas ideias e impressões em forma de texto, apresentando para os demais colegas.
“Trabalhar esse tema em sala de aula tem como objetivo instigar e criar no aluno o conceito de respeito ao diferente, reconhecendo-se como indivíduo com direitos e deveres na nossa sociedade”, contou a educadora.