Educação financeira é tema de atividade em classe de PG
A turma do quinto ano A da Escola Maria Laura Pereira estudou conceitos como compras, planejamento financeiro, renda e orçamento mensal
Publicado: 06/06/2023, 18:20
Os alunos do quinto ano A da Escola Maria Laura Pereira, orientados pela professora Ana Claudia Krachinski Martins, realizaram atividades a respeito da educação financeira. O conteúdo faz parte da grade curricular e para que os alunos entendessem sobre o assunto foram realizadas diversas atividades sobre o tema. A professora explicou que, muito além da questão de entendimento sobre sistema monetário, a educação financeira faz os alunos refletirem sobre questões de necessidades e desejos de consumo. Assim, os estudantes puderam vivenciar situações cotidianas referentes a compras por impulso, o uso do cartão de crédito, o impacto das mídias e promoções, e como poupar e planejar os gastos. Também tiveram contato com termos como endividamento, compra à vista e a prazo, inadimplência, parcelamento, entre outros.
“À medida em que as aulas eram ministradas, havia mais interesse dos alunos em compartilhar as situações vivenciadas. Eles começaram a entender questões sobre salário e dívidas fixas mensais, e perceberam que não tinham a mínima noção de quanto eram os gastos e qual era a sua renda familiar”, contou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Para compreender melhor sobre a sua realidade, os alunos fizeram uma entrevista com algum membro de sua família, para verificar como realizavam o planejamento do orçamento mensal. Para a execução dessa tarefa, foi solicitado que fizessem um vídeo contando como a família se organizava mensalmente com os gastos.
“Foram enviados vários vídeos que enriqueceram a aula, pois cada um relatava um exemplo diferente de organização familiar. Nessa exposição foram levantadas algumas dúvidas sobre o era ser autônomo e houveram discussões para sanar as questões que surgiram. O que mais chamou a atenção foi a conscientização dos alunos e a mudança de comportamento nas falas a respeito do dinheiro, gastos e sonhos de consumo” complementou a educadora.