Estudos sobre a diversidade religiosa estimulam a empatia em alunos de PG
A turma do quinto ano A da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge realizou um trabalho com o objetivo de desenvolver nos alunos a percepção sobre a liberdade religiosa e os diferentes tipos de crenças existentes na sociedade
Publicado: 06/06/2023, 17:00
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge, orientados pela professora Danielle Scariotte Cogo Greggio, visando reconhecer a importância do fenômeno religioso na vida dos indivíduos e das sociedades, desenvolveram um trabalho que proporcionou aos estudantes a compreensão de que toda pessoa tem o direito à liberdade religiosa amparado pela Constituição Brasileira, bem como o entendimento sobre o significado de religião e a importância de dialogar com a sua crença e com a crença dos demais indivíduos.
Hora de conversar
A professora deixou os alunos à vontade para expressar sua visão sobre o que é Deus, de modo a levá-los a refletir sobre essa figura sobrenatural existente em todas as crenças, mas de formas diferentes. Para isso, os alunos representaram através de desenhos a resposta para a pergunta: O que é Deus para você? Durante a apresentação dos desenhos a professora buscou valorizar as diferenças de percepções mesmo para os alunos que apresentam a mesma crença e participam muitas vezes da mesma religião e templo.
Em seguida, os alunos realizaram uma pesquisa sobre diversas religiões apresentadas pela professora e distribuídas entre duplas ou trios, na qual as crianças deveriam selecionar informações como o nome da religião, o lugar onde se reúnem (templo religioso), quando surgiu, com quem surgiu, onde surgiu, se tem algum livro sagrado e qual é o símbolo da religião.
GALERIA DE FOTOS
Com as informações compiladas os alunos realizaram uma produção textual e um desenho com um símbolo representando cada religião. A professora reuniu os textos confeccionando um cartaz e as duplas e trios apresentaram seus trabalhos falando sobre o que pesquisaram para os alunos da turma.