Homenagem ao dia das mães desenvolve conceitos teóricos em turma de PG
A classe do quarto ano B da Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma utilizou os estudos sobre o gênero textual entrevista para produzir um quadro especial em homenagem às suas mães
Publicado: 06/06/2023, 15:35
Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma, orientados pela professora Janete Wilczak Hurko, desenvolveram trabalhos envolvendo o gênero textual entrevista. A turma assistiu vídeos sobre vários tipos de entrevistas e reportagens, e para trabalhar o conteúdo na prática, a professora orientou seus alunos a realizarem pesquisas em jornais e revistas disponíveis na escola. E ao encontrar entrevistas interessantes, as crianças deveriam selecioná-las para depois, em momento oportuno, compartilhar com a turma. Após todo trabalho de pesquisa, os alunos realizaram as apresentações das entrevistas selecionadas, e, em uma roda de conversa, puderam expor suas opiniões sobre os mais diversos assuntos.
Na sequência a professora enviou uma tarefa especial para casa. Cada aluno deveria realizar uma entrevista com sua mãe, com perguntas que oportunizavam uma conversa franca e descontraída entre mães e filhos.
Como parte da ornamentação da sala de aula para a apresentação do dia das mães, a professora utilizou o gênero textual que estava sendo trabalhado, de forma a transformar o quadro negro em uma página de jornal, onde o destaque foi a entrevista que cada filho havia realizado com sua mãe.
GALERIA DE FOTOS
“Também produzimos coletivamente uma poesia sobre as mães, a qual também fez parte da homenagem à elas. O resultado foi lindo e gratificante. Ver nos olhos dos alunos o orgulho de cada um em levar a sua mãe até a sala de aula toda enfeitada, e principalmente ao quadro negro, que servia como tela de exposição da pessoa mais importante da vida de cada um deles”, comentou a educadora.
Janete também contou que foi possível perceber a emoção das mães, vendo suas fotos e reportagens expostas de forma tão carinhosa na página do “Jornal do 4º B”, sabendo que todo aquele trabalho teve a participação de seu filho ou filha.