Cerrado é foco de estudo sobre biomas em Ortigueira
Pesquisas, roda de conversa, elaboração de materiais e saída a campo permitiram que alunos do 4º ano da Escola Manuel Bandeira entendessem características marcantes do meio ambiente
Publicado: 06/06/2023, 14:00
O 4º ano da Escola Municipal Manuel Bandeira, em Ortigueira, sob coordenação da professora Maria Eunice de Amorim, desenvolveu uma atividade com foco no bioma ‘Cerrado’. A docente explica que o trabalho envolveu teoria e prática, ressaltando a importância da preservação da natureza, em experiências que ocorreram dentro e fora da sala de aula.
“No decorrer do desenvolvimento das aulas, os alunos puderam realizar pesquisas bibliográficas, leituras e também produção de texto por meio da análise do respectivo tema. A partir da explicação oral sobre a riqueza da biodiversidade e sobre o grande potencial hídrico desse bioma, realizamos uma roda de conversa mostrando aos alunos que esse bioma vem sofrendo inúmeras devastações e extinção de alguns animais”, aponta a educadora.
Maria Eunice comenta que foi sugerida uma observação multimídia, adaptando de acordo com a possibilidade das crianças, elaboração de texto informativo sobre o tema, além da caracterização de um ambiente lúdico. Assim, a turma analisou o mapa brasileiro para identificar os estados que compõem o Cerrado, com uma participação ativa dos educandos utilizando conhecimento geográficos para entendimento da interação sociedade/natureza, além de exercer a cidadania, cooperação e respeito.
“Foram escolhidas cinco espécie de animais que estão em extinção: Lobo-Guará, Onça-Pintada, Tatu-Bola, Anta e Tamanduá-Bandeira. Esses animais foram confeccionados em E.V.A. para que os alunos tivesse o contato físico e visual e pesquisarem sobre as características de cada animal. Uma atividade que despertou a curiosidade e também a criatividade dos discentes”, pontua a professora.
Complementando a atividade teórica, houve uma prática em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), com uma aula dinâmica fora da sala de aula. Conforme relata a docente, com apoio da equipe pedagógica, a turma visitou uma propriedade particular, próxima à instituição de ensino, para mostrar aos alunos um açude e a nascente de uma mina de água – que abastece a casa dos proprietários do local e o próprio açude.
“Uma atividade que teve por objetivo mostrar aos alunos que a preservação do meio ambiente está em nossas mãos, depende das nossas ações e atitudes, das quais se começa com a conscientização e as reflexões abordadas na escola e, também, em casa”, conclui Maria Eunice.
Acesse o blog escolar da Escola Manuel Bandeira clicando aqui.