Condutores e isolantes elétricos são temas de aula em Imbituva
Abrangente conteúdo, com noções práticas e teóricas, que visava esclarecer importância e dar mais segurança aos educandos, encantou 5º ano B da Escola São Miguel Arcanjo
Publicado: 26/05/2023, 20:30
O 5º ano B da Escola Municipal São Miguel Arcanjo, em Imbituva, do professor Edinei Seleboge, desenvolveu uma atividade sobre materiais condutores e isolantes de corrente elétrica durante esta semana. Segundo o educador, o trabalho prática na aula de Ciências acerca da temática fez com que os alunos tirassem suas dúvidas e entendessem mais sobre o importante assunto que envolve segurança ao entrar em contato com a eletricidade – sendo um assunto muito interessante à turma, prendendo sua atenção e de forma prática, fixando conteúdos e novos conhecimentos.
“Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que respeita à passagem de corrente elétrica. Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons ou íons, os isolantes dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade. É o mesmo que dizer que os condutores conduzem as cargas, ou facilitam, a sua passagem, e que os isolantes a isolam. Isso acontece em decorrência da estrutura atômica das substâncias, ou melhor, dos elétrons que os materiais apresentam na sua camada de valência. A camada de valência é aquela que fica mais distante do núcleo atômico”, destaca o docente.
GALERIA DE FOTOS
Edinei também explica que condutores elétricos são materiais de baixa resistividade. Este conceito é uma propriedade dos materiais, caracterizando o quão fácil os portadores de carga podem se movimentar através deles. “Nos materiais condutores, as cargas elétricas se movimentam com mais liberdade em função dos elétrons livres presentes na sua camada de valência. A ligação dos elétrons livres com o núcleo atômico é bastante fraca. Assim, esses elétrons têm tendência para serem doados, movimentam-se e espalham-se facilitando a passagem da eletricidade”, elenca o professor.
O educador da exemplos de condutores elétricos: os metais em geral, como cobre, ferro, ouro e prata. Também, podem ser de segunda espécie, conforme explana o docente: soluções eletrolíticas e soluções aquosas de ácidos, bases ou sais – nestes condutores, os portadores de cargas são íons negativos ou positivos. Assim, a turma pôde realizar experiência de águas com sal e ela pura.
“Isolantes elétricos são materiais de alta resistividade, de modo que os portadores de carga (elétrons e íons) têm dificuldade de se movimentarem através dos mesmos. Nos materiais isolantes, também chamados dielétricos, verifica-se a ausência ou pouca presença de elétrons livres. Isso faz com que os elétrons dos isolantes estejam fortemente ligados ao núcleo, inibindo a sua movimentação”, complementa Edinei, que ainda cita que exemplos de isolantes elétricos são borracha, isopor, lã, madeira, plástico, papel e vidro.
“Na experiência prática usamos todos os materiais condutores e isolantes. Os alunos amaram a aula”, conclui o professor.
Acesse o blog escolar da Escola São Miguel Arcanjo clicando aqui.