Apresentação alerta para o Maio Laranja em Reserva
Projeto contra o abuso e exploração sexual de crianças foi tema de um amplo e importante trabalho no 5º ano B da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos
Publicado: 19/05/2023, 06:00
O 5º ano B da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, em Reserva, da professora Marinéia Domareski, desenvolve um trabalho, desde o início do mês, referente à prevenção do abuso sexual infantil, marcado pelo Maio Laranja. A docente relata que a turma participou ativamente da iniciativa, contando com diversas atividades.
“Durante as aulas, os alunos criaram cartazes, desenhos e redações sobre a importância da prevenção do abuso sexual infantil. Esses trabalhos foram criativos e mostraram o quanto os mesmos estão engajados nessa causa tão importante”, aponta a educadora.
Marinéia explica que as atividades seguiram com uma apresentação musical, preparada “com muito cuidado e carinho por eles” e pela professora, apresentada à comunidade escolar. Este momento foi uma forma lúdica e criativa de abordagem do tema do abuso sexual, mostrando a todos que é possível prevenir esse tipo de violência, conforme destaca a docente.
GALERIA DE FOTOS
“Também, foram realizadas palestras com profissionais capacitados: promotora, assistente social e educadores, que abordaram o tema de forma clara e objetiva, respeitando a idade e o nível de compreensão dos alunos. As palestras foram realizadas na quadra da escola, com a participação dos alunos, que tiveram um espaço para perguntas e dúvidas”, complementa a educadora.
Fechando, Marinéia resume que a turma aprendeu a identificar situações de risco, busca de ajuda caso necessitem, sendo um projeto de importância, iniciativa da escola, para o combate ao grave problema. “Todo o conjunto escolar teve a oportunidade de aprender mais sobre a prevenção do abuso sexual infantil e refletir sobre a importância de proteger as crianças”, conclui a professora.
Pedagoga destaca ações
Quem também falou sobre as ações do Maio Laranja foi a coordenadora Simone Vieira do Santos, que cita que a turma e a professora desenvolveram trabalhos sobre a importância da prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil. Ainda, elenca que houve trabalho com diversas atividades: cartazes, poemas, produção de texto e desenhos.
“E, ainda, os alunos fizeram uma apresentação musical sobre o projeto, que ainda contou com a palestra da promotora de Justiça e assistência social. Também prestigiaram a apresentação a secretária Municipal de Educação, professora Ruth Eliane Faustin, e a coordenadora Maria Raquel Machado Ribeiro”, aponta a pedagoga.
Acesse o blog escolar da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos clicando aqui.