Música e dança movimentam quarto ano em Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Música e dança movimentam quarto ano em Reserva

Dinâmica com foco na ‘cultura do brincar’ envolveu expressões artísticas de maneira abrangente na turma da Escola Elvira Rosas

Apresentação marcou habilidades adquiridas
Apresentação marcou habilidades adquiridas -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano da Escola Municipal Elvira Rosas, em Reserva, participou de uma atividade no dia 11 de maio que envolveu a cultura do brincar, com músicas e danças em diferentes ritmos. A coordenadora pedagógica Gislene Batista de Oliveira comenta que nesse aspecto cultural brasileiro há várias canções e danças diversificadas e que, conhecendo-as, há opções para brincadeiras de modo tradicional ou inventando novas – tudo contextualizado com a BNCC.

“Os estudantes foram expostos à várias situações de aprendizagem e metodologias ativas no contexto escolar: ensino da dança, com intenção expressiva; conhecimento da música e da linguagem musical; brincadeiras; a percussão corporal; contato com o repertório musical, o seu papel relevante na cultura de uma comunidade e sua contribuição; a improvisação e criatividade; por fim, transformar uma aula de dança como área de conhecimento e a expressão poética”, aponta a pedagoga.

VÍDEO
Apresentação marcou habilidades adquiridas | Autor: Divulgação
  

A educadora também cita que na proposta de audição da música Peixinho do Mar, com diversas gravações de artistas brasileiras, incluindo Milton Nascimento, a turma pôde acompanhar no livro didática a letra da canção, ilustração, comandos, contendo dicas para criação de movimentos e sons com a percussão corporal. Para complementar, Gislene cita que os educandos foram incentivados a brincarem com a sequência de movimentos indicados na letra da canção.

“Em todos os momentos houve a participação dos estudantes em relação a importância da dança como atividade que consiste em proporcionar o autoconhecimento do corpo, a percepção do que ele pode fazer e o desenvolver de poéticos corporais. Enquanto coordenadora que ministrei a aula, acredito ser fundamental consolidar diferentes saberes, desenvolvendo competências e habilidades tão importantes na escola. Uma simples brincadeira pode se transformar em algo extraordinário até mesmo para aquelas crianças mais tímidas”, conclui a coordenadora pedagógica.

Acesse o blog escolar da Escola Elvira Rosas clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE